China alerta EUA contra cruzar a “linha vermelha“ sobre Taiwan

CNN Brasil


A China alertou os Estados Unidos na segunda-feira (2) para não cruzarem a “linha vermelha” sobre Taiwan e pediu que parassem de apoiar as forças separatistas pela independência da ilha.

Os comentários feitos na segunda-feira pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, ocorreram depois que o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, visitou o Havaí no sábado (30).

Lai estava fazendo uma viagem de dois dias ao Havaí como parte de uma visita de uma semana a aliados no Pacífico. A China condenou a viagem, dizendo que se opõe a quaisquer paradas de trânsito de líderes taiwaneses em território americano.

Lai também manteve uma ligação de 20 minutos com a ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, no domingo (1º), durante a qual eles discutiram as ameaças militares da China, informou a Agência Central de Notícias oficial de Taiwan.

A China reivindica Taiwan, governada democraticamente, como seu próprio território, uma posição que Lai e seu governo rejeitam, e intensificou suas atividades militares ao redor da ilha nos últimos cinco anos.

Na sexta-feira (29), O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou a potencial venda de peças de reposição para jatos F-16 e radares para Taiwan por um valor estimado de US$ 385 milhões, disse o Pentágono.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Apontado como líder de facção que atua na Bahia é preso em João Pessoa

Apontado como líder de uma facção criminosa que atua no Sul da Bahia, Eduardo Damasceno…

Festas de Fim de Ano

Aniversário de nascimento, de casamento, de falecimento e algumas outras datas específicas trazem diferentes sentimentos,…

Netanyahu diz que Israel vai continuar a atacar Houthis

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse no domingo (22) que Israel continuará agindo contra os Houthis…