Verdadeira “especialista” em cuidar do outro, Cilene Alves de Brito, de 46 anos, é quem foi acolhida pelas amigas nesta segunda-feira (2), em Campo Grande. À véspera de passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo no seio, Cilene recebeu uma explosão de apoio, por meio dos abraços repletos de cor e carinho das colegas de trabalho da AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer). Assista.
As imagens que mostram a surpresa para Cilene são emocionantes. As amigas fizeram o “abraçasso” colorido para a funcionária da AACC/MS, como forma de fortalecê-la para o procedimento cirúrgico.
Há 13 anos, Cilene atua como cuidadora da saúde no salão de beleza da instituição. Ela acompanha mulheres e crianças em tratamento na AACC. É Cilene quem faz o corte dos pequenos que precisam raspar o cabelo. A cuidadora também ensina e qualifica as mães das crianças para procedimentos estéticos.
Susto
Há dois meses, contudo, veio o baque. Durante uma mamografia de rotina, Cilene descobriu que estava com dois nódulos nos seios, mas o diagnóstico em estágio inicial da doença fez toda a diferença.
“Como descobrimos a doença no começo, o médico já sugeriu a cirurgia para a retirada do nódulo da minha mama esquerda. Só após a cirurgia é que saberemos se será necessário eu passar por quimioterapia ou radioterapia. Tenho um outro nódulo na mama direita, mas esse só será necessário acompanhamento.”
Cilene Alves de Brito, cuidadora da saúde na AACC/MS.
Sabendo que a cuidadora vai passar pelo procedimento amanhã (3) no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, as colegas de trabalho decidiram surpreendê-la com o gesto simples, mas muito simbólico.
“Uma por uma, com os braços pintados, elas vieram me dar um abraço. Eu me senti acolhida, muito acolhida pela minha equipe, graças a Deus. Tive a sensação de que não estou sozinha.”
Cilene Alves de Brito, cuidadora da saúde na AACC/MS.
Tanta demonstração de carinho deu ainda mais força para Cilene enfrentar o tratamento.
“Eu estou feliz por ter a AACC na minha vida, as minhas amigas de trabalho que estão sempre comigo, me apoiando. Eu só tenho que agradecer a Deus e a todos que estão ao meu redor me dando apoio.”
Cilene Alves de Brito, cuidadora da saúde na AACC/MS.
A cuidadora também mandou um recado, ressaltando a importância das mulheres fazerem a mamografia regularmente. Assista abaixo.
“Eu venho pedir para as mulheres que não deixem de fazer a mamografia. Se você já tem idade, por favor, faça. Porque eu fiz e descobri o câncer no começo e já vou começar o meu tratamento.”
Cilene Alves de Brito, cuidadora da saúde na AACC/MS.
Como se prevenir
Referência na prevenção e tratamento do câncer em Campo Grande, o Hospital Alfredo Abrão está de portas abertas para receber as mulheres da capital e do interior. A unidade de saúde fica na Rua Marechal Rondon, 1053, e o telefone para contato é o (67) 3041-6000.
O Hospital de Amor também atende mulheres interessadas em fazer o exame. O hospital fica na Avenida Vereador Thirson de Almeida, 3103 – Aero Rancho. O contato é o (67) 3304-6600.
O que é o câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, algumas com desenvolvimento rápido, outras mais lentamente, com características próprias de cada tumor. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura. No Brasil, o Ministério da Saúde, através do SUS, fornece tratamento integral e gratuito.
Estatísticas – Câncer de Mama
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminino ocupa a primeira posição mais frequente em todas as regiões brasileiras. No Mato Grosso do Sul, o índice do INCA aponta 910 novos casos da doença por ano até 2025.