Grupos civis pedirão impeachment da vice-presidente das Filipinas

CNN Brasil


Grupos da sociedade civil nas Filipinas apresentarão nesta segunda-feira (2) um pedido de impeachment contra a vice-presidente Sara Duterte, de acordo com o grupo parlamentar Akbayan Party List, que informou que seus congressistas o apoiariam.

Duterte, filha do ex-presidente Rodrigo Duterte, sinalizou o colapso da aliança política com o presidente Ferdinand Marcos Jr. e é alvo de um inquérito interno sobre gastos. Ela nega qualquer irregularidade.

Akbayan, em comunicado, declarou que o “pedido histórico de impeachment” seria submetido à Câmara dos Deputados por organizações da sociedade civil, líderes religiosos, representantes setoriais e famílias de vítimas da “guerra contra as drogas” de Rodrigo Duterte, em que milhares de pessoas foram mortas.

Detalhes sobre o pedido de impeachment não foram compartilhados. A vice-presidente não foi respondeu imediatamente para comentários.

Sara Duterte disse recentemente que contratou alguém para matar Ferdinand Marcos Jr., a esposa dele e o presidente da Câmara, Martin Romualdez – primo do presidente – se ela fosse morta.

Depois da repercussão, Duterte chegou a argumentar que os comentários foram tirados do contexto. A segurança do governante e da família foi reforçada.

Marcos opinou que um pedido de impeachment contra a vice-presidente apenas distrairia o Congresso e não ajudaria as pessoas, o que atraiu críticas.

Nas Filipinas, o cargo de vice-presidente é eleito separadamente do de presidente.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Comandante do Corpo de Bombeiros explica como ocorreu queda de avião em Gramado

Em entrevista à CNN, o coronel Maurício Correa, comandante do Corpo de Bombeiros, do Rio…

Ovos de peru? Saiba porquê eles não estão nas prateleiras dos mercados

No Brasil, os ovos de galinha são fundamentais na culinária, aparecendo em pratos que vão…

Fonte da Fontana di Trevi é reaberta após dois meses de restauro na Itália

Na Itália, a fonte da Fontana di Trevi foi reaberta neste domingo (22) após mais…