O governador Mauro Mendes sancionou nesta sexta-feira (6) a lei que proíbe o uso de celulares em sala de aula nas escolas públicas estaduais de Mato Grosso. A medida, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, entra em vigor imediatamente.
De acordo com a lei, os estudantes deverão manter seus aparelhos celulares e outros dispositivos digitais desligados ou em modo silencioso, guardados em suas mochilas, durante o horário das aulas.
Excetos alunos com deficiência ou TEA (Transtornos do Espectro Autista) que necessitam dos dispositivos para monitorar a saúde ou como auxílio na aprendizagem.
Diante disso, fica proibido o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos com telas na sala de aula, caso o aluno descumpra, a ação terá como resultado advertência, entre outras medidas disciplinares.
A medida tem como objetivo melhorar a atenção dos alunos e a qualidade do aprendizado nas salas de aula, de acordo com o Governo Estadual.
A proposta foi embasada por uma pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que ouviu mais de mil pais de alunos. O levantamento revelou que 86% dos entrevistados são favoráveis à proibição do uso do celular em sala de aula.
Para a Seduc, o uso excessivo do aparelho tem prejudicado o foco dos estudantes, apesar dos investimentos em tecnologias pedagógicas, como notebooks, Chromebooks e smart TVs, que continuarão disponíveis para fins educacionais.
-
Você sabia? Excesso de uso de celulares diminui o Q.I de crianças