O arcebispo Dom Jaime Spengler, natural de Porto Alegre (RS), foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco na tarde deste sábado (7) na Basílica de São Pedro, em Roma. A celebração foi divulgada pelo Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que comemorou a nomeação do religioso brasileiro.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais da organização, o arcebispo aparece recebendo o barrete, nomenclatura dada ao chapéu vermelho dos cardeais, e o anel cardinalício das mãos do Papa Francisco, que serve atualmente como o 266º Papa e soberano do Estado da Cidade do Vaticano.
O perfil oficial da Arquidiocese de Porto Alegre também se manifestou comemorando o marco: “Será a segunda vez que nossa arquidiocese de Porto Alegre recebe tão grande dom da Igreja. Num gesto de continuidade e reconhecimento de que estamos ligados pela história assumida por Nosso Senhor Jesus Cristo, Dom Jaime está utilizando a mesma cruz peitoral”, escreveu a igreja em uma publicação de honraria a Dom Jaime.
O novo cardeal brasileiro recebeu o título da igreja de São Gregório Magno “alla Magliana Nuova”.
Além dele, outros 20 sacerdotes foram nomeados como novos cardeais pelo líder da Igreja Católica, função que presta assistência ao Papa em diversas competências.