Muitas pessoas veem o arroz como vilão. No entanto, as coisas não são realmente assim. Devido a sua diversidade, cada um desses cereais diferentes que são comumente utilizados na culinária brasileira tem suas propriedades benéficas, cada um a sua maneira.
Confira 6 opções de arroz e os seus benefícios para a saúde:
Arroz integral
Considerado o mais nutritivo, mantém a casca, o gérmen e o endosperma, preservando fibras, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e selênio. Ele ajuda na sensação de saciedade, regula o intestino e contribui para controlar os níveis de glicose no sangue.
Arroz branco
Passa por um processo de polimento que remove a casca e o gérmen, reduzindo o teor de fibras e nutrientes. Considerado o mais fácil de digerir e possui índice glicêmico mais elevado, por isso é considerado um “carbo” na dieta.
Arroz selvagem
Não é um tipo de arroz verdadeiro, mas sim uma semente aquática. Mais difícil de ser comercializado no mercado, esse arroz é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, possui sabor mais intenso e textura firme.
Arroz negro
Também conhecido como arroz selvagem asiático, possui alto teor de antocianinas, antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e prevenir doenças. É facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais.
Arroz vermelho
Outra opção rica em antioxidantes, fibras e minerais, o arroz vermelho ajuda a reduzir o colesterol e controlar o açúcar no sangue.
Arroz arbóreo
Ideal para o preparo de risoto, possui grãos grandes e amiláceos, que liberam amido durante o cozimento, dando cremosidade ao prato. É aquele amado em restaurantes e em pratos mais sofisticados.
Conta pra gente, qual é o seu favorito?
-
Com sorriso no rosto e um prato de sopa nas mãos, Dona Dita alimenta mais de 300 famílias
-
Pratos com nomes diferentes, mas que são velhos conhecidos na mesa do brasileiro
-
3 dicas para limpar tábua de madeira, panela e pano de prato
-
Cerveja e gastronomia, veja como harmonizar os pratos