Saiba quem é o líder rebelde sírio e o grupo que derrubou Bashar al-Assad

CNN Brasil


Abu Mohammed al-Golani é o líder do grupo rebelde sírio Hayat Tahrir al-Sham (HTS), que tomou a frente na mais recente ofensiva contra o governo da Síria, resultando na queda de Bashar al-Assad neste domingo (8).

A insurgência no país cresceu rapidamente desde os primeiros ataques no final de novembro, que evoluíram para a tomada de cidades estratégicas, até a deposição de al-Assad, que estava no poder desde o ano 2000.

Quem é al-Golani? 

O início do líder foi como um jovem lutador da Al Qaeda contra os Estados Unidos no Iraque. Retornando à sua terra natal durante a guerra civil síria liderou a afiliada do grupo terrorista no país, sob o nome de Jabhat Al Nusra.

Os EUA classificaram Golani como um terrorista em 2013, dizendo que a Al Qaeda no Iraque pediu a ele que derrubasse o governo Assad e estabelecesse a lei islâmica sharia na Síria, e que a Nusra realizou ataques suicidas que mataram civis e defendiam uma visão violenta.

Como comandante do braço da Al Qaeda na guerra civil síria, Abu Mohammed al-Golani foi uma figura sombria e que não aparecia em público, mesmo quando seu grupo se transformou na mais poderosa facção que combatia o presidente Bashar al-Assad.

Ao romper laços com a Al Qaeda, em 2016, a organização evoluiu para Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), também conhecida como Organização para a Libertação do Levante, no início de 2017.

Apesar do esforço do líder rebelde para distanciar seu novo grupo do antigo, os Estados Unidos designaram o HTS como uma Organização Terrorista Estrangeira em 2018 e colocaram uma recompensa de US$ 10 milhões por ele.

Atualmente ele é o insurgente mais conhecido do país, tendo aparecido lentamente desde o rompimento com a Al Qaeda e a mudança de nome do grupo, tomando o poder no noroeste da Síria.

Oposição

A coligação rebelde da Síria consiste em grupos islâmicos e moderados que, apesar das diferenças, estão unidos na luta contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

O Hayat Tahrir al-Sham (HTS) é um dos maiores e tem sido uma das principais forças de oposição, combatendo o governo desde sua formação.

Outro grupo é o Exército Nacional Sírio (SNA), que incorporou dezenas de grupos rebeldes com diversas ideologias que recebem financiamento e armas da Turquia.

Essa coligação inclui a Frente de Libertação Nacional, composta por grupos como Ahrar al-Sham, cujos objetivos declarados são “derrubar o regime (de Assad)” e “estabelecer um Estado islâmico governado pela lei Sharia”.

Alguns membros da coligação rebelde também lutam contra as forças curdas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Governador do RJ diz que irá ao STF contra decreto sobre uso da força pelas polícias

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), afirmou que vai entrar “imediatamente” com…

Trânsito no Portão do Inferno está em sistema pare e siga por tempo indeterminado

Após horas de interdição devido às fortes chuvas nesta quarta-feira (25), a Sinfra-MT (Secretaria de…

Biden condena ataque russo no Natal e ordena envio de armas a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden disse nesta quarta-feira (25) que pediu para Departamento…