As luzes de Natal são uma tradição e despertam a magia do período, mas pequenos descuidos podem estragar o espírito natalino. Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 70% dos incêndios de origem elétrica registrados em 2023 ocorreram em residências e comércios.
Com a instalação de enfeites de Natal, essa preocupação se torna ainda mais relevante. Confira agora 8 dicas de como evitar problemas com a instalação elétrica e, assim, prevenir curtos-circuitos e incêndios.
A dicas são do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Energisa. Evite os riscos e celebre com tranquilidade! Confira as dicas abaixo:
1 – Substitua fios desencapados, desgastados e de má qualidade
Entre as principais recomendações, está a atenção na qualidade e a manutenção dos produtos utilizados: é fundamental que os produtos adquiridos sejam de marcas confiáveis, com certificação do Inmetro, já que produtos sem garantia podem não atender às normas de segurança.
Além disso, é de extrema importância conferir, antes da instalação, se há fios desgastados, descascados ou conectores danificados. Lâmpadas queimadas ou superaquecidas também devem ser descartadas, conforme orienta o tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, diretor adjunto da Diretoria Operacional da CBMMT.
2 – Confira a voltagem dos equipamentos que serão ligados e evite múltiplas extensões
Para prevenir sobrecargas, o diretor adjunto reforça que as pessoas evitem o uso de múltiplas extensões, que são usadas para ligar vários equipamentos em uma única tomada e recomenda optar por filtros de linha com disjuntores.
3 – Não deixe tomadas ou conexões expostas ao sol ou chuva
No caso de áreas externas, o uso de luzes e extensões devem ser específicas para ambientes abertos, resistentes à chuva, principalmente. É igualmente necessário garantir que os fios não fiquem expostos à água ou à umidade.
4 – Não passe fios por debaixo de tapetes ou por trás de cortinas
O ideal é manter as luzes natalinas afastadas de materiais inflamáveis, evitar fios escondidos debaixo de tapetes, cortinas ou carpetes, como reforça o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Heitor Galdino.
A situação pode ser ainda mais perigosa onde há crianças e pets que, por curiosidade, podem se envolver em acidentes domésticos envolvendo eletricidade. “É necessário obedecer às instruções de uso, indicações de potência, referência de tensão e evitar compartilhamento de tomadas e adaptações”, alerta Heitor.
Fique atento para mais dicas:
- 5 – Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados
- 6 – Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos
- 7 – Sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada
- 8 – Busque a orientação de um eletricista para analisar o que as suas instalações elétricas comportam para evitar sobrecarga de energia