Porta-voz da Casa Branca diz que comando da Síria é “uma questão em aberto“


O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que relatórios preliminares indicam que os ataques dos Estados Unidos contra alvos do Estado Islâmico na Síria foram bem-sucedidos. Ele acrescentou que é “uma questão em aberto” quem está governando o país após a queda do regime de Bashar al-Assad no fim de semana.

“Eles acreditam, preliminarmente, que foram muito, muito bem-sucedidos em atingir alvos legítimos do Estado Islâmico e degradar ainda mais suas capacidades”, disse ele no News Central da CNN, acrescentando que “ainda não se sabe” se esses ataques continuarão nesta segunda-feira.

Kirby acrescentou que “não pode falar sobre” nenhuma comunicação direta entre os Estados Unidos e Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), o grupo rebelde designado como uma organização terrorista por Washington, mas que eles estão falando com colegas na região que podem entregar mensagens a todos os grupos rebeldes.

“Vamos, como o presidente disse ontem, explorar nossos meios de comunicação com todos esses grupos”, disse ele.

Kirby também disse que “não se trata de palavras, mas de ações” quando perguntado sobre o quanto eles confiavam no líder do HTS.

E quando perguntado sobre quem está governando a Síria esta segunda-feira (9), Kirby disse sem rodeios: “Essa é uma questão em aberto”.

“Acho que eles estão tentando resolver isso entre si, mas é uma questão em aberto. Na verdade, o próprio fato de ser uma questão em aberto, como o presidente disse, estamos em um período de incerteza aqui, então vamos trabalhar em todos os processos que pudermos”, ele continuou.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Veja o que abre e fecha em Campo Grande na véspera e no Natal

Com a chegada do Natal, data em que muitas famílias e amigos e reúnem para…

Mamute jovem que viveu há 50 mil anos é achado praticamente intacto na Sibéria

Pesquisadores encontraram, na Rússia, restos de um mamute de mais de 50 mil anos praticamente…

Policial procurado por suspeita de atuação para o PCC se entrega à polícia

O policial civil Rogério de Almeida Felício, considerado foragido após uma operação da Polícia Federal…