Gaeco faz operação contra quadrilha especializada no desvio de cargas em MS


Equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) de Minas Gerais estão em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (10) para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra uma quadrilha especializada em desvios de cargas.

Operação é realizado pelo Gaeco (Foto: Arquivo)

Chamada de “Chave na mão”, a operação ocorre simultaneamente em diversas cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Paraíba.

As cidades em que os alvos estão não foram divulgadas.

Ao longo dos dois anos de investigação, o Gaeco descobriu que a quadrilha atuava em todo o território nacional; a liderança e o núcleo principal do grupo, no entanto, se concentravam na região do Triângulo Mineiro, principalmente em Uberaba.

Para cometerem os crimes o grupo contava com informações privilegiadas sobre cargas específicas, como placas de fotovoltaicas e defensivos agrícolas. Isso porque os motoristas das cargas faziam parte do esquema criminoso.

“Estes lucravam na relação com outros criminosos para compor a “equipe” que acompanha os itinerários, por interesse de potenciais compradores das mercadorias desviadas, e, naturalmente, por interesse de motoristas contratados/coautores. O esquema se mostrou multifacetado, dinâmico, sobretudo, em virtude da utilização de divisão de tarefas”, explicou o Gaeco.

O termo “chave na mão”, que dá nome a operação, faz alusão justamente a isso: na simulação do motorista de ter sido vítima de furto/roubo de carga, enquanto apenas entregava a mercadoria para receptador.

gaecominas
Esquema detalhado pelo Gaeco

Ao todo, foram decretados 19 mandados de prisão e 57 de buscas apreensão, que são cumpridos nesta terça-feira.

O grupo investigado é acusado de crimes como furto mediante fraude, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, falsificação de documento e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Pai, mãe e filho de 4 anos são executados por criminosos no RJ

Uma criança de quatro anos, o pai e a mãe foram mortos a tiros na…

Ucrânia diz que forças russas executaram cinco prisioneiros de guerra

O Comissário Parlamentar de Direitos Humanos da Ucrânia, Dmytro Lubinets, afirmou neste domingo (22) que…

Natal Luz de Gramado é cancelado por queda de avião na cidade

As festividades do Natal Luz de Gramado (RS) foram canceladas neste domingo (22) em respeito…