PF faz operação para desarticular núcleo da máfia italiana no Brasil

CNN Brasil


A Polícia Federal (PF), por meio da Superintendência Regional na Paraíba, deflagrou nesta terça-feira (10), a Operação Conexão Paraíba, que visa desarticular um núcleo da máfia italiana no país, especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

A ação, que ocorre simultaneamente em diversas cidades do Brasil e conta com apoio internacional, busca combater o envio de grandes carregamentos de cocaína para a Europa e desmantelar os esquemas financeiros que sustentam a atividade criminosa.

A organização é suspeita de movimentar cerca de R$ 7 bilhões entre 2018 e 2024. Na Paraíba, a operação já cumpriu um mandado de prisão e um de busca no bairro Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa.

A operação, coordenada entre as Polícias Federais da Paraíba e do Paraná, além de contar com o apoio da polícia italiana, abrange diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Guarulhos, Campos do Jordão, Santos (SP), Recife (PE), Parnamirim (RN) e Antonina (PR).

Em nota à imprensa, a Polícia Federal também explicou que, por meio de empresas e contas bancárias, os investigados lavavam o dinheiro do tráfico de drogas, dificultando a rastreabilidade dos recursos e ocultando a origem ilícita dos valores.

Nesta terça-feira, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão criminal e 8 de prisão preventiva, que miram membros de diferentes estados brasileiros. A operação também inclui ordens judiciais para o bloqueio de valores e o sequestro de bens móveis e imóveis relacionados aos envolvidos.

Além disso, foram feitos esforços para rastrear as remessas de drogas, que eram enviadas por meio de contêineres de carga e também por vias aéreas – em um esquema sofisticado de envio, segundo a PF.

Rota do tráfico internacional

A operação desta terça-feira é um desdobramento de investigações iniciadas em 2019, quando a prisão de dois membros da máfia italiana, em João Pessoa, revelou o papel estratégico da Paraíba no tráfico de drogas internacional, com a região sendo utilizada como rota para o envio de cocaína à Europa.

Na ocasião, foram identificados vínculos entre indivíduos e organizações locais com a estrutura internacional do crime organizado.

Operação Mafiusi

Em paralelo, nesta terça-feira, a Polícia Federal no Paraná também deflagrou a Operação Mafiusi, que cumpre mandados judiciais contra o mesmo grupo criminoso investigado pela PF da Paraíba e pela polícia italiana.

A operação conta com o apoio de diversas forças de segurança no Brasil e no exterior, além da colaboração de órgãos como Eurojust, Interpol e o Ministério Público Federal.

A ação faz parte de um esforço coordenado da Polícia Federal para combater o tráfico internacional de drogas e o crime organizado, focando na identificação de ramificações locais e internacionais envolvidas no envio de entorpecentes à Europa.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Apontado como líder de facção que atua na Bahia é preso em João Pessoa

Apontado como líder de uma facção criminosa que atua no Sul da Bahia, Eduardo Damasceno…

Festas de Fim de Ano

Aniversário de nascimento, de casamento, de falecimento e algumas outras datas específicas trazem diferentes sentimentos,…

Netanyahu diz que Israel vai continuar a atacar Houthis

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse no domingo (22) que Israel continuará agindo contra os Houthis…