Quem diria? Pé de frango brasileiro se torna iguaria valiosa na China


Os pés de frango, um subproduto da carne no Brasil, são uma iguaria valorizada na China. O mercado chinês, conhecido por seu nível de exigência, avalia minuciosamente o tamanho, a quantidade de calos e a cor da pele dos pés de frango. Um pé sem calos, por exemplo, tem maior valor, assim como os que pesam mais são considerados mais valorizados do que os menores.

Pés de frangos passam por rigoroso processo antes da exportação. (Foto: reprodução/internet)

A China é um dos principais destinos da carne de frango brasileira, e os pés desempenham um papel estratégico nesse comércio. Eles são utilizados em pratos tradicionais chineses, como ensopados e frituras, devido à sua textura gelatinosa e alto teor de colágeno.

No mercado asiático, os pés de frango são tratados como um diferencial econômico, indo além de um simples subproduto. Frigoríficos brasileiros têm investido em processos de classificação detalhados para atender às especificações do mercado chinês, o que pode aumentar significativamente o valor por tonelada exportada.

Os pés mais valorizados são os que apresentam peso ideal, aparência uniforme e ausência de calos. Para garantir esses padrões, o Brasil tem investido em técnicas avançadas de processamento e classificação, o que inclui desde a limpeza até o congelamento adequado.

Para atender ao mercado chinês, os exportadores brasileiros seguem rígidos padrões de qualidade e especificações sanitárias. A classificação detalhada é essencial para que os pés de frango sejam competitivos nesse mercado premium.

aviario ok
Os aviários precisam ter normas rígidas de controle de qualidade para que possam exportar. (Foto: reprodução/internet)

Controle de qualidade

De acordo com a zootecnista Daniele de Andrade Garcia Viana, que atua em um frigorífico de Mato Grosso, para a unidade realizar exportação produtos de aves para a China, é necessário primeiro ser aprovado através de uma missão internacional.

“Existem vários requisitos sanitários que é preciso atender. Os pés é um dos produtos que a China leva além das asas. Após as aves serem abatidas, os pés passam por uma seleção e são resfriados em água sob imersão no máximo 3 graus. Em seguida são acondicionados nas embalagens e seguem para congelamento”, explicou ela.

Ainda segundo a zootecnista, o protocolo da China é um dos mais exigentes para se atender do mundo.

Daniele explica que, nos aviários, existem várias boas práticas de manejo para garantir um bom pé de galinha, mas não se diferencia para o mercado em questão.

  1. Boicote faz CEO do Carrefour voltar atrás e mandar carta de desculpas a Fávaro



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Líder de milícia é preso fumando e tendo atendimento exclusivo dentro de UPA no RJ

Um dos milicianos mais procurados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Ferreira Carolino,…

Google lança novo modelo de IA; saiba como usar

O Google lançou, nesta quarta-feira (11), o “Gemini 2.0”. A ferramenta é o novo modelo…

Arma encontrada com suspeito de matar CEO tem relação com crime, diz polícia

O Departamento de Polícia de Nova York revelou nesta quarta-feira (11), que a arma impressa…