Avaliação de Tarcísio piora na Segurança Pública em SP, aponta Quaest

CNN Brasil


A avaliação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) piorou na área da Segurança Pública no estado de São Paulo, segundo a Quaest.

Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12), a empresa de consultoria e pesquisa política analisou diversos setores de atuação do governo Tarcísio e comparou respostas da população entre abril de 2024 e dezembro de 2024.

Em abril deste ano, 31% das pessoas classificava a atuação da gestão Tarcísio como negativa na Segurança Pública. O número era minoria, enquanto 33% avaliava como positiva e 36% como regular.

Já neste mês de dezembro, a maioria das pessoas acredita que a atuação é negativa, com 37% da população. 27% avaliam como positiva e 36% ainda julgam como regular a atuação de Tarcísio na Segurança Pública do estado paulista.

Veja os dados da pesquisa no gráfico abaixo. 

• Reprodução/Quaest

 

A Quaest destaca ainda o acúmulo de casos negativos na segurança em São Paulo nos últimos meses, que afetaram a avaliação do governador na área.

Ocorrências recentes de agressões, maus-tratos e assassinatos por parte de policiais ganharem grande repercussão. No período de um mês, 45 policiais militares foram afastados de suas funções e outros dois foram presos por abuso de autoridade e violência policial em SP.

Um caso recente, que gerou grande repercussão, foi o do PM Luan Felipe Alves Pereira, que arremessou um homem de uma ponte na zona Sul de São Paulo. Ele está preso preventivamente na prisão Militar Romão Gomes, na zona Norte de SP.

A CNN apurou que as mortes cometidas por policiais militares de São Paulo aumentaram em 98% nos dois primeiros anos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e da gestão de Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de SP.

Entre janeiro e novembro de 2022, último ano da gestão anterior da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram 355 ocorrências. No mesmo período de 2024, o número saltou para 702 mortes por intervenção policial.

Os dados são compilados pelo Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público (Gaesp-MPSP).



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Associação aponta donos de oficina como agressores de crianças Xavante

O caso de agressão envolvendo três crianças Xavante em Pontal do Araguaia continua provocando reações.…

Aplicativos de mobilidade apresentam crescimento expressivo

Estimado em US$ 194,98 bilhões em 2024, o mercado de Ride-Hailing deverá atingir US$ 296,57…

Projeto para castração química de pedófilos condenados é aprovado

Foi aprovado, nesta quinta-feira (12), pela Câmara de Deputados, a proposta que determina a castração…