A Polícia Militar de Mato Grosso deu início nesta sexta-feira (13) à Operação Fim de Ano 2024, com o objetivo de intensificar o policiamento em todos os 142 municípios do estado durante o período de festividades. A ação, que se estenderá até 4 de janeiro, contará com o reforço de mais de três mil policiais militares.
O lançamento oficial na Região Metropolitana ocorreu na Praça Alencastro, em Cuiabá. Durante a operação, haverá um aumento da vigilância e do patrulhamento em locais como áreas comerciais, rodovias, bairros residenciais e zonas financeiras.
As equipes policiais realizarão abordagens, buscas e checagens a pessoas e veículos, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Integração com a Operação Tolerância Zero
Neste ano, a Operação Fim de Ano será integrada à Operação Tolerância Zero, uma iniciativa do Governo do Estado que visa combater o crime organizado.
Essa integração proporcionará um reforço ainda maior no policiamento em todo o estado, com foco em ocorrências envolvendo integrantes de organizações criminosas.
Diversas unidades policiais envolvidas
Além do efetivo regular dos batalhões de área, a operação contará com o apoio de diversas unidades especializadas da PMMT, como:
- Batalhão de Operações Especiais (Bope)
- Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam)
- Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran)
- Policiamento Montado (Cavalaria)
- Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA)
- companhias de Força Tática, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio)
- Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).