Eleições nos EUA: Trump conquista formalmente vitória no Colégio Eleitoral

CNN Brasil


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu votos suficientes de delegados — figura do sistema eleitoral americano — para oficialmente conquistar a Presidência.

Embora Trump tenha vencido a eleição em 5 de novembro, a vitória foi formalizada nesta terça-feira (17), dia em que os delegados se reúnem em todo o país como parte do processo constitucional para eleger oficialmente um presidente, conhecido como Colégio Eleitoral.

São necessários ao menos 270 votos dos 538 delegados para ser eleito presidente. Trump ganhou 312 na eleição de novembro contra 226 da vice-presidente Kamala Harris.

Cada estado possui um número específico de delegados, que tendem a seguir o voto popular e escolher o candidato que venceu a eleição naquela região.

Em seguida, os votos de cada estado serão enviados ao Congresso, que terá uma sessão conjunta em 6 de janeiro para contabilizar formalmente os votos e declarar oficialmente Trump e o senador de Ohio JD Vance como os próximos presidente e vice-presidente dos Estados Unidos.

O que acontece agora?

Cópias dos Certificados de Verificação e do Certificado de Voto são enviadas para vários lugares.

A vice-presidente Kamala Harris recebe uma, o diretor eleitoral de cada estado recebe duas, o arquivista dos EUA recebe duas e o juiz distrital federal onde os delegados se reúnem em seus estados recebe uma.

Em seguida, o Congresso conta os votos dos delegados — um processo conhecido como certificação. Senadores e integrantes da Câmara se reúnem em 6 de janeiro ara isso.

Dois deputados e dois senadores são nomeados como “contadores”, que leem as contagens de votos em voz alta, estado por estado.

De toda forma, os legisladores podem se opor aos votos de qualquer estado, mas uma nova lei exige que um quinto dos congressistas em cada Casa Legislativa (87 integrantes da Câmara e 20 senadores) assinem uma objeção, ao contrário de quatro anos atrás, quando podia haver a oposição de apenas uma pessoa de cada Casa.

Se um número suficiente de legisladores concordar, as duas câmaras se dividem para debater a objeção. Para rejeitar votos de delegados, é necessária uma votação na Câmara e no Senado.

Kamala Harris terá papel-chave na certificação da vitória de Trump

O vice-presidente dos EUA, como presidente do Senado, supervisiona a contagem de votos.

Este ano, Kamala terá que supervisionar a contagem dos votos que confirmam sua derrota, algo raro.

Em 2020, Mike Pence supervisionou a contagem dos votos que confirmaram que ele não seria reeleito como vice-presidente. Al Gore foi a última pessoa a supervisionar sua própria derrota na disputa presidencial, em janeiro de 2001.

Quando Trump toma posse como presidente dos EUA?

Donald Trump tomará posse em 20 de janeiro de 2025.

EUA: Trump é o segundo presidente a vencer mandatos não consecutivos



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Apreensão de geleia de pimenta e cocaína derruba traficantes em MS

A apreensão de 100 frascos de geleia de pimenta e seis potes de graxa, no…

Líder de organização criminosa da Paraíba é preso em SP

Apontado como líder de uma organização criminosa que atuava na Paraíba, João Batista da Silva,…

Mergulhadora nata, onça-pintada ataca jacaré por baixo d’água

Símbolo do Pantanal mato-grossense, a onça-pintada Ousado deu um show de caça ao se aproximar…