12 curiosidades sobre a Corrida de Reis em 40 anos

Corrida de Reis 23


Essa é a 40ª edição da Corrida de Reis e, neste tempo, muita coisa aconteceu. Entre as curiosidades e mudanças neste período estão os locais de largada e chegada, o número de participantes e a premiação. E o Primeira Página separou algumas histórias.

  1. Largada na Arthur Bernardes

Você sabia que um dos pontos de largada já foi a Avenida Arthur Bernardes?

Sim, a buzina era acionada em frente à antiga Feicovag, passando na porta do antigo supermercado Modelo e pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Naquela época, ainda não havia o shopping na região. E a chegada era na Avenida Marechal Deodoro, em frente à TV Centro América.

2. Número de atletas

Nos primeiros anos da competição havia uma média de 200 a 300 participantes. Neste ano, são 20 mil inscritos, sem contar a “pipoca” – pessoas que não conseguem a inscrição ou que decidem correr na última hora.

3. A chegada

Assim como a largada, o ponto de chegada também já foi em vários lugares diferentes. Como já dissemos anteriormente, nas primeiras provas, a corrida era finalizada na Avenida Marechal Deodoro, em frente à TV Centro América.

Em outras edições, a chegada já foi no Viaduto da Avenida do CPA, no relógio da Avenida Mato Grosso, até ser estabelecida na Praça das Bandeiras.

corrida de reis chegada

4. Percurso

Na verdade, todo o percurso já passou por mudanças.

Até 2008, o percurso era relativamente fácil, com muitas retas e um grande descida durante a Avenida da FEB e, no final, uma subida na Avenida Mato Grosso. O que tornava o final da corrida um pouco mais difícil e ocasionava um certo desgaste ao participante era a temperatura média de 35°C.

Até então, o percurso era:

  • Avenida Arthur Bernardes
  • Avenida Filinto Müller
  • Avenida Orleans
  • Rua Tufik Affi
  • Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha)
  • Avenida Mato Grosso
percurso corrida 2008

Em 2009, o percurso mudou para o que é realizado até hoje. O novo percurso se tornou mais difícil, sem declives como no percurso anterior.

  • Saída na Av. Dr. Paraná (1 km)
  • Ultrapassando a ponte Sérgio Motta, sobre o Rio Cuiabá
  • Avenida Beira Rio (3 km)
  • Rua Tufik Affi (1 km)
  • Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) (2 km)
  • Avenida Historiador Rubens de Mendonça (3km)
percurso corrida

PS: Lembrando que, neste edição, o percurso oficial foi alterado em razão das obras na Avenida do CPA.

5. Nome da Corrida

O nome Corrida de Reis faz referência aos três reis magos e também, por isso, a prova, sempre que possível, é realizada no primeiro domingo após o dia 6 de janeiro, dia dos Reis Magos

6. Reconhecimento da Federação

A Corrida de Reis começou a ser realizada em 1985, mas somente em 1997 foi oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo, em 1997.

E 5 anos depois do reconhecimento, a Corrida de Reis teve como recordista no masculino Valdenor Pereira dos Santos, com o tempo de 29’29”, em 2002.

No feminino, o recorde é de Maria Zeferina Baldaia, com o tempo de 34’15”, também em 2002.

7. Primeiros Vencedores

A primeira corrida teve como vencedor Juarez Sabino, no masculino, e Jorilda Sabino, no feminino.

A partir de 1997, o pelotão de elite passou a ser composto por 100 atletas, 70 no masculino e 30 no feminino.

Desde 2009, são 150 corredores na elite, sendo formado pelos 100 melhores colocados no masculino e 50 no feminino da Corrida de Reis do ano anterior, mais 50 atletas que comprovarem ter participado em outras corridas de nível nacional e internacional em 2008/2009 e ter se classificado entre os 10 primeiros colocados.

nadir sabino

8. Nadir Sabino

O nome da família Sabino se tornou tão tradicional quanto a própria corrida. E um dos maiores destaques da família e dos mais conhecidos da prova é o de Nadir Sabino.

E foi vencedora nos anos de 1989, 1990, 1992, 1996 e 2005. Além disso, nos anos de 2013 e 2014, a corredora também subiu ao pódio da competição após terminar na quinta colocação.

9. Primeira transmissão nacional

Na primeira transmissão da Corrida de Reis, ao vivo, no Esporte Espetacular, na Rede Globo, foi impressionante. Tanto que o narrador ficou emocionado e chamou aquela multidão de participantes de “Mar Amarelo”, em razão da cor da camiseta distribuída pelos organizadores. Veja as imagens:

10. Quantos litros de água são consumidos

Em média, cada atleta consome cerca de sete copinhos de água, o que daria 1,4 litro por pessoa. Como serão 20 mil atletas correndo pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, se fizermos uma multiplicação do número de pessoas com a quantidade do consumo de água, teremos o resultado de 28 mil litros de água consumidos durante a prova.

11. Pessoas trabalhando

São cerca de 500 pessoas envolvidas na realização da Corrida de Reis. Esse número inclui cinegrafistas, profissionais, colaboradores, contratados e parceiros, sem contar o número de policiais, agentes de trânsitos, profissionais da área de saúde que fazem parte desse grandioso evento que mobiliza todo estado e a cada ano vai expandido para as demais regiões do Brasil. 

12. Atleta atacado

Na corrida de 2013, o queniano Edwin Rotich, que liderou toda corrida, foi atacado por Walace de Souza Nogueira. Esse caso lembrou o do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, também atacado nas Olimpíadas de 2004.

  1. Já preparou a sua fantasia para a Corrida de Reis? Relembre e se inspire

  2. Falta 1 mês para a 40ª Corrida de Reis – a maior prova do Centro-Oeste



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Apreensão de geleia de pimenta e cocaína derruba traficantes em MS

A apreensão de 100 frascos de geleia de pimenta e seis potes de graxa, no…

Líder de organização criminosa da Paraíba é preso em SP

Apontado como líder de uma organização criminosa que atuava na Paraíba, João Batista da Silva,…

Mergulhadora nata, onça-pintada ataca jacaré por baixo d’água

Símbolo do Pantanal mato-grossense, a onça-pintada Ousado deu um show de caça ao se aproximar…