Paciente conta por que gravou médico após assédio durante consulta em Cuiabá


A paciente que denunciou o médico Ruy de Souza Gonçalves, de 67 anos, por assédio sexual durante uma consulta médica nessa segunda-feira (16), na UPA do Pascoal Ramos em Cuiabá, contou que gravou a conversa logo após ele tentar beijá-la e ser empurrado.

Ruy de Souza Gonçalves foi denunciado por paciente que diz ter sofrido assédio sexual

A mulher, de 33 anos, procurou atendimento médico apresentando sintomas de dengue e relatou o episódio em entrevista à TV Centro América.

Segundo o relato, os comentários inadequados começaram logo no início da consulta, o que a deixou desconfortável e em alerta.

“No primeiro momento, ele fez uma brincadeira: ‘Você tá mentindo pra mim, eu não vou te atender’ e depois disse: ‘Sobre a sua idade, se eu te levasse pro motel, eu seria preso’. Eu já percebi que não era um assunto de médico com paciente. Ele se levantou, colocou a mão nos meus dois ombros e tentou me beijar. Eu empurrei ele e ele voltou pra cadeira, como se nada tivesse acontecido. Aí eu comecei a gravar porque imaginei que não ia acabar por ali”, contou a vítima.

Leia mais: Áudio gravado por paciente revela assédio de médico preso em UPA; ouça

O médico continuou agindo de forma inadequada e, ao final da consulta, enquanto entregava os pedidos de exames e a receita médica, insistiu várias vezes para que a paciente lhe desse um beijo.

Assustada e sentindo-se desamparada, ela deixou o consultório em lágrimas e procurou ajuda de um funcionário da unidade de saúde.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu o médico em flagrante. Ruy Gonçalves foi conduzido à delegacia, passou por audiência de custódia e foi liberado.

O caso segue sob investigação pela Delegacia de Defesa da Mulher, em Cuiabá, e o médico pode responder por importunação sexual.

Ataques nas redes sociais

Em meio à repercussão do caso, a vítima relatou estar sofrendo ataques nas redes sociais, com pessoas duvidando da veracidade da denúncia.

“O sentimento é de impotência. Vários questionamentos, que eu já conhecia [o médico], que sou amante dele. Eu comecei a gravar porque ele já tinha feito insinuações e tentado me beijar. Se eu saísse de lá somente com a minha palavra, ninguém ia acreditar”, desabafou.

A paciente fez um apelo para que outras mulheres não se calem diante de situações semelhantes:

“Eu gostaria que outras mulheres que passaram por isso denunciem! Muita gente não denuncia pelo fato de a sociedade criticar tanto. Ao invés de você ser a vítima, você sai como a vilã”, afirmou.

Histórico do médico

Esta não é a primeira polêmica envolvendo o médico. Em 2015, Ruy Gonçalves foi demitido da rede municipal de saúde por não cumprir a carga horária em 311 dias de trabalho.

Em 2017, ele invadiu o gabinete de uma juíza para tirar satisfações sobre um processo que havia perdido. Em 2023, foi demitido novamente, desta vez pelo Hospital Estadual Santa Casa, sob acusação de insubordinação.

O Conselho Regional de Medicina informou que está acompanhando o caso, que foi encaminhado ao Tribunal de Ética para apuração. A Secretaria Municipal de Saúde também monitora o caso.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou no final da tarde desta terça-feira (17) o afastamento do médico. O caso está sendo investigado pela Corregedoria do Município e o profissional responderá a um Processo Administrativo Disciplinar.

*Matéria atualizada às 18h48.

  1. Preso por assédio a paciente em UPA, médico é solto no mesmo dia sem fiança

  2. Médico detido por assédio já tinha sido preso por ameaça em hospital; veja coleção de polêmicas

  3. Áudio gravado por paciente revela assédio de médico preso em UPA; ouça

  4. Médico sai de UPA detido após denúncia de assédio em Cuiabá



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Apreensão de geleia de pimenta e cocaína derruba traficantes em MS

A apreensão de 100 frascos de geleia de pimenta e seis potes de graxa, no…

Líder de organização criminosa da Paraíba é preso em SP

Apontado como líder de uma organização criminosa que atuava na Paraíba, João Batista da Silva,…

Mergulhadora nata, onça-pintada ataca jacaré por baixo d’água

Símbolo do Pantanal mato-grossense, a onça-pintada Ousado deu um show de caça ao se aproximar…