Quer aprender usar plantas medicinais? Veja cursos gratuitos abertos


Desde as primeiras civilizações, as plantas foram itens que contribuíram com a saúde humana, principalmente dos nossos ancestrais, com mais conhecimentos sobre as propriedades medicinais da natureza. Mas, você já pensou em também aprender isso? Então saiba que o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) está com inscrições abertas para esse tema; confira abaixo:

Plataforma do SUS abre cursos gratuitos sobre uso de plantas medicinais. (Foto: Freepik/Ilustrativa)

Plantas medicinais: curso online

A proposta dos cursos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é dialogar com os processos da prática clínica de profissionais de saúde prescritores de plantas medicinais e fitoterápicos.

Mas, além da participação de gestores e profissionais da saúde, o curso é aberto a qualquer cidadão que queira apender sobre o uso de 36 tipos de plantas medicinais.

O primeiro disponível é o Curso de Qualificação dos Profissionais de Saúde para Aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Tratamento de Feridas, com carga horária de 140 horas.

Outros dois cursos também podem ser acessados por meio do AVASUS, são eles:

  • O Módulo Introdução às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Musicoterapia – com 60 horas, apresenta os princípios básicos dessa forma de utilizar a música para promover saúde. O curso também busca favorecer a atuação do musicoterapeuta nas equipes multiprofissionais a partir da sensibilização dos gestores – é importante ressaltar que o módulo não é uma formação em musicoterapia, o que requer uma graduação ou pós-graduação específica;
  • O Módulo II – Curso de Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Primária à Saúde tem 60 horas-aula e aprofunda conceitos e princípios na farmacologia natural, estimulando o interesse pela temática e trazendo experiências exitosas do uso de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS.

Todos os cursos fazem da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas práticas estão presentes no SUS desde 2006 e tratam-se de abordagens terapêuticas que podem prevenir agravos de doenças ou quadros clínicos, além de dar espaço a uma forma de cura acolhedora e conexão entre ser humano e o meio ambiente.

Vale lembrar que as PICs são utilizadas de forma integrada com protocolos clínicos estabelecidos.

  1. Cursos gratuitos em Cuiabá: 19 opções para você ampliar habilidades profissionais

  2. Cursos técnicos gratuitos estão com 640 vagas disponíveis em MT

  3. Conheça 4 plataformas de cursos gratuitos com certificado



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Saiba quem é o advogado que falou sobre recompensa de R$ 3 milhões por morte de delator do PCC

Além de um delegado e outros três investigadores, também foi preso nesta terça-feira, 17, o…

Judiciário de MT dá bônus de R$ 10 mil para servidores

O TJ-MT (Tribunal de Justiça de Mato Grosso) vai conceder um bônus de Natal para…

Suprema Corte de Gana rejeita recursos contra projeto de lei anti-LGBT

A Suprema Corte de Gana rejeitou, nesta quarta-feira (18), dois recursos que contestavam a legalidade…