Praias russas do Mar Negro são inundadas de petróleo após naufrágio de petroleiros

CNN Brasil


Longos trechos da costa da Rússia do Mar Negro estão cobertos de petróleo derramado devido ao naufrágio de dois petroleiros russos durante o fim de semana, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou para um “desastre ambiental”.

Vídeos geolocalizados pela CNN mostram ondas escuras que arrastam combustível pesado de baixa qualidade, conhecido como mazut, em direção às praias da região russa de Krasnodar, perto do estreito de Kerch, entre a Rússia e a Crimeia ocupada.

Em um vídeo, é possível ver um pássaro com as asas cobertas de óleo, grasnando angustiado enquanto está sentado na areia e é atingido pelas ondas, incapaz de levantar suas asas para voar.

Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, criticou Moscou por enviar barcos “velhos e mal conservados” para condições de tempestades.

“Esses barcos tinham quase 50 anos. Não deveriam estar em operação, especialmente nesta parte das águas e nesta temporada. Neste momento, nosso mar está enfrentando outro desastre ambiental causado pela Rússia”, disse Zelensky na terça-feira (17).

A Ambrey, uma empresa de segurança marítima, informou que um dos petroleiros transportava 4.300 toneladas de mazut. A empresa afirmou que esses barcos da era soviética “quebraram e afundaram repetidamente nos últimos anos durante o mau tempo”, citando o naufrágio de um petroleiro enquanto estava ancorado em 2021. A Ambrey também disse que a Rússia estava tendo dificuldades para substituir sua velha frota devido às sanções ocidentais.

Zelensky afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, “usa esses petroleiros para financiar sua guerra”, enviando petróleo do Mar Negro.

Veniamin Kondratiev, governador da região russa de Krasnodar, disse que os esforços para limpar os derramamentos de petróleo que chegaram à costa estavam sendo dificultados pelo clima de tempestade.

“O clima está complicando a situação, a tempestade no mar não cessa, por isso é difícil prever quanto tempo levará para limpar completamente a costa”, disse Kondratiev em uma postagem no Telegram na terça-feira. Anteriormente, ele havia afirmado que o petróleo havia chegado a dezenas de quilômetros da costa russa.

Vídeos geolocalizados pela CNN mostram que uma praia próxima a Anapa, ao norte da cidade de Novorossiysk, foi inundada de petróleo. “Os moradores dizem que o cheiro é terrível”, escreveu no Telegram a ecologista russa Zhora Kavanosyan.

Em um discurso diante da Força Expedicionária Conjunta, uma aliança militar do norte da Europa liderada pelo Reino Unido, que se reuniu na terça-feira na capital da Estônia, Tallinn, Zelensky pediu à comunidade internacional que sancionasse a “frota de petroleiros nas sombras” da Rússia.

“Isso não só cortará o financiamento da guerra por parte da Rússia, como também protegerá a natureza”, afirmou.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Panetone no bafômetro: Detran verificou existência de álcool em produto natalino

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou testes com bafômetro que indicaram a…

TRE-MT faz força-tarefa para julgar processos que podem barrar posse de eleitos

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está conduzindo uma força-tarefa para julgar processos…

Gisèle Pelicot: Veredito do caso de estupro que chocou o mundo saí nesta quinta (19)

Cinco juízes franceses darão seus vereditos nesta quinta-feira (19) em um caso de estupro em…