MP pede esclarecimentos à Prefeitura de SP sobre concessão do Largo da Batata

CNN Brasil


O Ministério Público pediu esclarecimentos à Prefeitura de São Paulo, nessa terça-feira (17), sobre a concessão do Largo da Batata, que seria nomeado de Largo da Batata Ruffles. 

O Ministério Público de São Paulo aceitou uma denúncia do vereador Nabil Bonduki (PT), que afirmava existirem “ilegalidades e imoralidades no acordo impróprio” entre a gestão municipal e a PepsiCo, responsável pela Ruffles.

A CNN apurou que a empresa desistiu do negócio antes mesmo da entrada do MP na história. Em nota, a PepsiCO lamentou “a percepção que pode ter sido gerada sobre intenções eventualmente diferentes desta.”

Segundo o despacho do promotor Paulo Destro, a solicitação tem o objetivo de verificar a plausibilidade jurídica do contrato e indícios de ato ilícito praticado por agente público, para a instauração de um inquérito civil.

O ofício foi enviado ao prefeito Ricardo Nunes, ao subprefeito de Pinheiros Alan Cortez e a representantes legais da PepsiCo do Brasil. As partes têm até 10 dias úteis para enviar informações sobre a denúncia do vereador do PT.

A Ruffles havia anunciado o acordo com uma campanha com o novo nome para a praça localizada em Pinheiros, na zona Oeste da capital paulista. O acordo previa uma doação de R$ 1,1 milhão para que a gestora Farah Service, em nome da Ruffles, marca da PepsiCo, gerisse o local pelos próximos dois anos.

No dia 13 de dezembro, a Prefeitura recuou com a parceria, informando que o termo de doação realizado pela empresa foi tornado sem efeito na quinta-feira (12).

O processo não passou por licitação, consulta pública e também de análise da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

A CNN solicitou um posicionamento à Prefeitura de São Paulo e aguarda um retorno.

Nota – PepsiCO

PepsiCo decidiu pela descontinuidade do projeto de sua marca RUFFLES® em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, para conservação e manutenção do Largo da Batata. O objetivo do projeto sempre foi o de oferecer benefícios e melhorias para a população que frequenta o Largo. Lamentamos a percepção que pode ter sido gerada sobre intenções eventualmente diferentes desta.

A companhia tem um histórico de boas práticas de parcerias no estado de São Paulo e em outras regiões do país, e irá repensar a iniciativa como um todo, uma vez que contribuir com o desenvolvimento socioambiental das comunidades continua sendo um forte compromisso da PepsiCo, presente há 70 anos no Brasil.

Todas as diretrizes do processo administrativo e leis vigentes foram cumpridas. A PepsiCo é, reconhecidamente, uma das empresas mais éticas do mundo, segundo o Instituto global Ethisphere.

A companhia reafirma seu compromisso com a cidade de São Paulo e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Rússia realizou ataque cibernético em massa em registros da Ucrânia, diz Kiev

A Rússia realizou um ataque cibernético em massa aos registros do estado da Ucrânia, disse…

Jamil Name tenta anular júri, mas tem pena elevada por morte de estudante

Os réus pela morte do estudante Matheus Coutinho Xavier, executado a tiros no lugar do…

Flagrante: suspeita de roubar caixinha de Natal em posto no litoral de SP é procurada

Câmeras de segurança registram uma cena inusitada: uma mulher, em um posto de gasolina, roubou…