Cerca 78% dos acidente envolvendo motos, em Mato Grosso, estão concentrados nas travessias urbanas da BR-163. De 1º de janeiro a 30 de novembro, foram registradas 743 ocorrência com motociclistas, sendo que 579 ocorreram nas regiões urbanizadas. Em 82% dos casos pessoas ficaram feridas.
Uma análise de vídeos das câmeras de segurança dos pontos de travessia, feita pela concessionária Nova Rota do Oeste, demonstra que o alto índice de ocorrências nas travessias urbanas está relacionado à falta de cuidados básicos por parte dos condutores.
Nas imagens acima é possível ver o descuido do motociclista. Ele posiciona a moto em um ponto que não permite a visão do motorista da carreta que está prestando atenção ao semáforo. Quando o sinal abre, o veículo avança e atinge a moto, por pouco os ocupantes não são atropelados.
A concessionária chama a atenção dos condutores para a importância da prática de direção defensiva, respeitos às regras de trânsito, reforço na atenção ao fluxo de veículos que é predominantemente de carga.
Os condutores de motos precisam se assegurar que estão sendo vistos pelo motorista do outro veículo e evitar pontos cegos.
A concessionária reforça que na BR-163, as velocidades desenvolvidas são mais altas que dentro das cidades e os veículos são naturalmente mais pesados, uma combinação que exige um tempo de resposta maior.
-
Concurso da Prefeitura de Sinop oferece 655 vagas e uma pode ser sua
-
Vídeo mostra novo ângulo da troca de tiros no Bosque da Saúde