Ai que delícia o verão! A estação mais quente do ano começa oficialmente neste sábado (21) às 6h21, e se encerra em 20 de março de 2025. Uma das principais características deste verão será a ausência do fenômeno El Niño, o que pode significar um alívio para muitas regiões do país, como Mato Grosso, que no ano anterior sofreram com altas temperaturas e eventos climáticos extremos.
O verão brasileiro pode ser mais chuvoso! Apesar de não ter um fenômeno La Niña confirmado, o mar perto do Peru está esfriando e isso vai influenciar as nossas chuvas. Essa mudança faz com que tenhamos mais umidade vindo da Amazônia e mais frentes frias chegando do Sul. Resultado: mais chuva em várias partes do Brasil, principalmente no Centro-Oeste.
Com esses aspectos, a tendência é de que quase toda a região Centro-Oeste tenha um verão com temperatura próxima da normalidade climatológica. Isto significa dias predominantemente abafados, com alguns dias de calor. Mas em janeiro, o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o norte e oeste de Mato Grosso deve ter um pouco mais de calor do que o normal.
Veja o vídeo:
Verão 2025 em nas 4 principais cidades de MT:
Cuiabá:
- Chuva: Um pouco acima da média para o verão como um todo. Janeiro pode ser um pouco mais seco, mas fevereiro e março tendem a ser mais chuvosos.
- Temperatura: Próxima da média, mas com possibilidade de picos de calor intenso em janeiro.
Rondonópolis:
- Chuva: Acima da média em todos os meses do verão.
- Temperatura: Próxima da média.
Sinop:
- Chuva: Acima da média em janeiro e março, com fevereiro mais próximo da média.
- Temperatura: Um pouco acima da média, com maior chance de picos de calor em janeiro.
Tangará da Serra:
- Chuva: Acima da média no geral, com janeiro um pouco mais seco e fevereiro e março mais chuvosos.
- Temperatura: Próxima da média, com janeiro mais quente e fevereiro e março mais amenos.