Apontado como líder de uma facção criminosa que atua no Sul da Bahia, Eduardo Damasceno Silva foi preso neste domingo (22), em João Pessoa, por equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado da Bahia e Paraíba (FICCO).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele estava foragido da Justiça e foi encontrado enquanto aproveitava a praia e tomava um banho de mar na capital paraibana. Eduardo seria chefe de uma facção que atua nas cidades de Itacaré, Ilhéus e Itabuna.
Segundo a polícia, o homem é envolvido com tráfico de drogas, armas e munições, homicídios, roubos, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. O suspeito chegou a ocupar ainda a carta 6 de Ouros do Baralho do Crime, catálogo utilizado pela SSP-BA para reunir os fugitivos considerados os mais perigosos do estado.
Ações de inteligência apontam ainda a parceria de Eduardo com uma facção carioca. Armamentos e drogas são negociados, por exemplo, com criminosos que atuam em comunidades do Rio de Janeiro.
Além da ordem de prisão, as equipes foram até um imóvel usado pelo suspeito e cumpriram também um mandado de busca e apreensão. Celulares, documentos e um veículo avaliado em R$ 200 mil foram encontrados na residência.