A cozinha costuma ser o cômodo mais agitado da casa nesta época do ano, como festas de confraternização, Natal e Ano Novo. No entanto, muitas vezes acabamos exagerando na quantidade de comida, gerando sobras.
Passou o Natal, todos aproveitaram a ceia e você não sabe como guardar os alimentos que sobraram? Calma! O Primeira Página reuniu algumas dicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que você possa cozinhar e guardar os alimentos da forma correta. Confira:
-
Natal mais leve: Dicas para uma ceia equilibrada e saborosa
-
A origem do Chester: a ave que conquistou e revolucionou a ceia de Natal
-
Como fazer um arroz de festa econômico e delicioso para a ceia de Natal
Guarde os alimentos cozidos e os perecíveis na geladeira (abaixo de 5 °C). O prazo máximo de consumo do alimento preparado e guardado sob refrigeração deve ser de cinco dias. Não descongele alimentos à temperatura ambiente.
O descongelamento deve ser realizado em condições de refrigeração, em temperatura inferior a 5 °C, ou em forno de micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento.
Não é indicado tirar um alimento do freezer e colocar sobre a bancada da pia para degelar até a hora do preparo, porque os micróbios se multiplicam rapidamente se os alimentos estiverem em temperatura ambiente. Mantendo a temperatura abaixo dos 5 °C e acima dos 60 °C, sua multiplicação é retardada e até evitada.
Clique aqui e conheça outras sugestões da Anvisa.