China apoia Panamá após declarações de Trump sobre o controle do canal

CNN Brasil


A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse nesta segunda-feira (23) que seu país “sempre apoiou o povo do Panamá em sua justa causa pela soberania do canal”. O comentário vem após as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que insinuou que poderia exigir o controle da via.

Durante a coletiva de imprensa diária oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning afirmou que o governo chinês acompanhou as declarações do presidente do Panamá, José Raúl Mulino.

Em entrevista para a CNN em espanhol e o Miami Herald, Mulino disse nesta segunda-feira que acreditar que seu país não pode lidar com o canal do Panamá é uma “manifestação de ignorância da história”.

“Nós observamos que o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, emitiu uma declaração aberta sobre isso. Ele ressaltou que cada metro quadrado do Canal do Panamá e sua área adjacente pertence ao Panamá e que a soberania e independência do país não são negociáveis. Acrescentou que as tarifas não são um capricho e que o canal não tem controle, direto ou indireto, de qualquer poder”, afirmou Mao Ning.

A porta-voz também garantiu que Pequim “reconhecerá o canal como uma via marítima internacional permanentemente neutra”.

Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Volumes expressivos de chuva são esperados em São Paulo entre hoje e amanhã

A cidade de São Paulo mais uma vez entra em alerta para tempestades. Depois de…

filme “O Auto da Compadecida 2” estreia nos cinemas

Finalmente está nas telonas! Nesta quarta-feira (25) estreia o filme O Auto da Compadecida 2,…

Oposição sul-coreana diz que irá votar pelo impeachment do presidente interino

O principal partido de oposição da Coreia do Sul disse que apresentará um projeto de…