2024 promete encerrar com chuvas intensas em grande parte do Brasil, diz previsão


De acordo com a Agência Climatempo, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se formando e promete causar um impacto significativo nas próximas semanas, com chuvas intensas em diversas regiões do Brasil.

O fenômeno, que ocorre quando uma faixa de nebulosidade persistente se estende do Norte ao Sudeste do país, deve trazer acumulados de chuva superiores a 100 mm em muitas áreas, com destaque para a Região Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

As previsões indicam que entre os dias 26 e 30 de dezembro, diversas regiões brasileiras estarão sob alerta para chuvas intensas. (Foto: Energisa)

Impactos esperados

As previsões indicam que entre os dias 26 e 30 de dezembro, diversas regiões brasileiras estarão sob alerta para chuvas intensas, com potencial para causar alagamentos e deslizamentos de terra. O alerta de chuvas são para as cidades:

  • Região Norte: Acre, Amazonas, Rondônia, sudoeste do Pará e sul do Tocantins.
  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal – devem registrar grandes volumes, especialmente em áreas já vulneráveis a precipitações intensas.
  • Região Sudeste: Centro-sul de Minas Gerais, norte de São Paulo e Rio de Janeiro são os mais suscetíveis a esses impactos, com possibilidade de acumulados acima de 150 mm em alguns pontos, atenção a riscos de alagamentos e deslizamentos.
mapa agencia climatempo
Mapa de acumulado esperado entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de dezembro de 2024. (Fonte: Climatempo)

O que explica a formação da ZCAS?

As condições do Oceano Pacífico tem desempenhado um papel importante na formação desse sistema. Apesar da expectativa do fenômeno La Niña, acabou não se concretizando, mantendo uma neutralidade na região do pacífico com águas mais frias. Com as águas do Pacífico mais geladas, cria condições ideais para formação do ZCAS.

risco de temporais climatempo
Mapa de risco para 26 de dezembro de 2024. (Fonte: Climatempo)

E para 2025?

A tendência é que a formação de novas ZCAS se mantenha ao longo dos próximos meses, devido à persistência das condições climáticas favoráveis. Essa perspectiva indica que o início de 2025 pode ser marcado por um período de chuvas acima da média em grande parte do país.

Dicas de segurança

A Defesa Civil de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, compartilhou algumas medidas de segurança que valem para qualquer cidade do país; confira:

  • Evite ficar debaixo de árvores – Com as chuvas fortes, há chances de quedas de galhos, da própria árvore e de raios, portanto, mesmo dentro do carro, não estacione abaixo de árvores;
  • Limpe suas calhas – Não deixe para última hora para limpar as calhas e lugares de escoamento das águas;
  • Recolha os lixos – É primordial que se recolha o lixo e o coloque para recolher. Assim, diminui-se a chance de entupimento dos bueiros e consequentemente, de enchentes;

A concessionária de energia da capital mato-grossense reforça as orientações de segurança envolvendo redes elétricas:

  • Procure um lugar seguro. Não fique em áreas abertas e descampadas ou embaixo de estruturas metálicas e de árvores, que ser podem cair em rajadas de vento ou serem atingidas por raios.
  • Em casos de raios, retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
  • Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
  • Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
  • Não utilize chuveiro elétrico durante as chuvas;
  • Não fique próximo a torres;
  • Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
  • E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

É importante reforçar para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em situações de iminente perigo, as pessoas devem manter a calma e evitar se locomover em meio a enxurradas.

Em caso de destelhamento, quedas de árvores ou qualquer outra situação que coloque pessoas em risco, contate a Defesa Civil.

Defesa Civil

Para atender a população, a Defesa Civil de Cuiabá mantém o telefone (65) 3623 9633 e o Whatsapp (65) 99310-8810. Em caso de emergência, as pessoas devem acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A população pode também se cadastrar junto a Defesa Civil para receber no celular os alertas referentes à área onde mora. Para acionar o serviço basta enviar uma mensagem de texto contendo o CEP da rua de seu imóvel para o número 40199.

  1. Sem neve, mas com chuva: Natal será de clima ameno em MT



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Queda de ponte: produtos químicos só serão retirados do rio após o fim das buscas por desparecidos

A retirada de recipientes de compostos químicos do Rio Tocantins só será iniciada após o…

chuva forte deixa MS no radar de fenômeno meteorológico

Em decorrência da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), dentre outros fatores meteorológicos, o…

Advogados do presidente da Coreia do Sul comparecerão ao julgamento de impeachment

Advogados do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, participarão da primeira audiência no…