Presidente da Alemanha dissolve Parlamento; eleições devem ocorrer em fevereiro

CNN Brasil


O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, dissolveu nesta sexta-feira (27) a Câmara Baixa do Parlamento do país para abrir caminho para eleições antecipadas, que devem ocorrer em 23 de fevereiro.

Isso acontece após o colapso da coalizão do chanceler Olaf Scholz.

Ele perdeu um voto de desconfiança no Parlamento no início deste mês após a saída do Ministro das Finanças Christian Lindner, do Partido Democrático Liberal, deixar seu governo sem maioria legislativa.

A votação também deu início à campanha eleitoral, com o conservador Friedrich Merz, que as pesquisas sugerem que provavelmente substituirá Scholz, alegando que o governo em exercício impôs regulamentações excessivas e sufocou o crescimento.

Os conservadores têm uma liderança confortável de mais de 10 pontos sobre o Partido Social-Democrata da Alemanha na maioria das pesquisas. O Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema direita, está ligeiramente à frente do partido de Scholz, enquanto os Verdes estão em quarto lugar.

Os principais partidos se recusaram a governar com a AfD, mas sua presença complica a conta no Parlamento, tornando mais prováveis ​​coalizões difíceis de manejar.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Imagens mostram novos projetos de aeronaves militares chinesas, dizem especialistas

Imagens borradas de duas aeronaves militares chinesas aparentemente novas apareceram online nesta sexta-feira (27), com…

DNIT libera retomada das buscas no Rio Tocantins e atualiza rotas alternativas 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) autorizou a retomada das buscas por vítimas…

confira as datas de pagamento em 2025

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem conferir a…