Fortes tempestades nos EUA ameaçam atrapalhar viagens de fim de ano

CNN Brasil


As tempestades que atingem o oeste e o sul dos Estados Unidos ameaçam as viagens de fim de ano no país, podendo gerar atrasos em voos e condições perigosas nas estradas.

No que se espera que seja um dos fins de semana mais movimentados do ano, outra forte tempestade deve atingir o Sul dos EUA, com fortes tornados, ventos devastadores e granizo do estado de Louisiana ao Alabama, ambos na costa sul, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional americano.

Em outras partes do país, uma série de sistemas de tempestades no Pacífico continuarão a afetar o oeste durante o fim de semana, com ventos fortes, chuvas fracas e fortes nevascas nas montanhas, ainda segundo o serviço meteorológico.

Mais de 50 voos para dentro ou fora dos Estados Unidos foram cancelados nesta sexta-feira (27), segundo o site de rastreamento de voos FlightAware. Na quinta, esse índice chegou perto de 800 voo.

Tempestades ameaçam viagens nos EUA

Para esta sexta-feira, um dos três dias de viagem mais movimentados da temporada, o Centro de Previsão de Tempestades dos EUA alerta sobre algumas tempestades fortes em partes da costa central do Golfo, na costa sul, até o centro do Mississippi e Alabama, também ao sul.

É possível a ocorrência de granizo, rajadas de vento fortes e tornados.

Para o sábado (28), o nível de ameaça climática aumentará do centro-norte do estado da Louisiana ao centro-oeste do Alabama.

“Temos uma preocupação crescente de que haverá muitas tempestades neste sábado”, afirmou o meteorologista do Serviço Meteorológico dos EUA Evan Bentley.

“Dado que é uma época do ano bastante ativa para viagens de férias, queremos ter certeza de que qualquer pessoa que esteja naquela região ou viajando por ele esteja ciente da ameaça climática”, adicionou.

A série de tempestades pode atingir a Costa Leste neste domingo e causar atrasos adicionais em outras partes do país para quem volta para casa após as férias.

Enquanto isso, na Costa Oeste, um padrão climático ativo está trazendo chuvas costeiras, rajadas de vento, nevascas nas montanhas e ondas perigosas em toda a região, enquanto os viajantes de férias voltam para casa neste fim de semana.

Expectativa de recorde de viagens nos EUA

O mau tempo atinge os EUA em uma época em que especialistas esperam número recorde de viajantes, de acordo com a AAA, uma associação do setor.

O grupo prevê que 119,3 milhões de pessoas viajem 80 quilômetros ou mais entre 21 de dezembro e 1 de janeiro. Isso significa 3 milhões de viajantes a mais do que no mesmo período do ano passado.

A Administração de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (TSA) planeja abordar quase 40 milhões de pessoas entre 19 de dezembro e 2 de janeiro, 6% a mais que no ano passado.

Segundo a TSA, os dias de maior movimento serão entre esta sexta e segunda-feira (30).

Fortes tempestades intensificam-se neste fim de semana nos EUA

A chuva continuará nesta sexta-feira, com previsão de que haja precipitação do Centro-Oeste até a Costa do Golfo. As temperaturas ficarão acima do normal nas Planícies, Centro-Oeste e Grandes Lagos.

A ameaça deve voltar a aumentar este sábado. Ventos, granizo e tornados são prováveis ​​no Texas, Arkansas, Louisiana, Mississippi e Alabama, segundo o serviço meteorológico.

Um risco de nível 3 de 5 para tempestades severas foi emitido para o sábado do centro-norte da Louisiana, passando por grande parte do centro do Mississippi até o extremo centro-oeste do Alabama, de acordo com o Centro de Previsão de Tempestades.

“Parece que todas as formas e perigos de mau tempo podem ocorrer, incluindo granizo grande, ventos prejudiciais e tornados, à medida que as tempestades se desenvolvem continuamente de leste a nordeste nesta tarde e noite de sábado”, destacaram.

Para este domingo (29), espera-se pelo menos algum risco de mau tempo em todo o Sudeste dos EUA, embora o risco possa diminuir no início da próxima semana, de acordo com o serviço meteorológico.

Chuva e neve continuam atingindo os EUA

O oeste dos EUA continuará sendo atingido por uma tempestade neste fim de semana.

Neve nas montanhas, chuvas costeiras e condições adversas de vento afetarão as Montanhas Rochosas do Noroeste e do Norte nesta sexta-feira e neste fim de semana.

Alertas de vento forte foram emitidos em áreas baixas do noroeste e norte da Califórnia, onde são esperados ventos de 60 a 90 km/h e rajadas isoladas de mais de 100 km/h.

“Ventos derrubarão árvores e linhas de energia. São esperadas interrupções generalizadas de energia. As viagens serão difíceis, especialmente para veículos de alto perfil”, alertou o Serviço Meteorológico Nacional.

Os ventos estão gerando ondas altas ao longo da maior parte da costa oeste, onde há alertas de inundações nas costas.

Alertas climáticos de inverno foram emitidos para partes de Cascades, Sierra Nevada e Montanhas Rochosas, mais ao oeste e noroeste, à medida que ondas de umidade continuam a impactar o oeste.

Espera-se neve de 15 a 45 cm e rajadas de vento potencialmente superiores a 112 km/h, o que pode reduzir a visibilidade, tornar a viagem quase impossível e causar danos a árvores e linhas de energia.

Até ao final do fim de semana, a precipitação deverá acumular 7 a 13 cm nas cascatas de Washington e Oregon, as montanhas costeiras do noroeste da Califórnia e do norte da Sierra, enquanto a neve poderá acumular 30 a 90 cm nas altitudes mais elevadas do noroeste.

O clima úmido no noroeste também pode causar inundações em rios e deslizamentos de terra, alertou o serviço meteorológico.

*Lauren Mascarenhas, da CNN, contribuiu para esta reportagem



Fonte do Texto

VEJA MAIS

confira dezenas sorteadas no concurso 3.280

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio da Lotofácil, neste sábado (28), em São Paulo.…

Tempestades e tornados já cancelaram ou atrasaram quase 20 mil voos nos EUA

Nos Estados Unidos, os americanos devem enfrentar ainda mais atrasos e cancelamentos de voos no…

Homem leva 3 tiros durante assalto na véspera de Natal no litoral paulista

Um homem de 59 anos levou três tiros durante um assalto ocorrido na véspera de…