Imagens mostram novos projetos de aeronaves militares chinesas, dizem especialistas


Imagens borradas de duas aeronaves militares chinesas aparentemente novas apareceram online nesta sexta-feira (27), com especialistas em defesa dizendo que eram claramente projetos avançados, mas não havia detalhes suficientes para conclusões definitivas.

Ambos os projetos não têm cauda, o que significa que não possuem estabilizadores verticais para ajudar a manter o controle. Normalmente, essas aeronaves são mantidas estáveis por computadores que interpretam os comandos de controle do piloto.

O maior dos dois projetos tem formato aproximado de diamante, com três entradas de ar para seus motores – duas ao lado da fuselagem e uma na parte superior – uma configuração extremamente incomum. O menor tem um layout mais convencional, mas não tem cauda.

Ambos apresentam a ausência de ângulos de 90 graus, típica da modelagem furtiva, que foi projetada para reduzir a detecção por radar.

À medida que a China moderniza suas Forças Armadas, os projetos “mostram a disposição do setor de aviação chinês para experimentar e inovar”, disse Euan Graham, analista sênior do Australian Strategic Policy Institute.

“Quaisquer que sejam os méritos ou deméritos, parece ser um projeto altamente original”, disse. “Eles merecem elogios por isso e devem se livrar de qualquer complacência persistente de que os EUA e seus aliados sempre definem o ritmo.”

O Ministério da Defesa da China não respondeu a um pedido de comentário em um primeiro momento. O Departamento de Defesa dos EUA afirmou estar “ciente dos relatos”, mas disse que não tinha comentários adicionais além do que foi incluído em seu relatório anual sobre as Forças Armadas chinesas neste mês.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Nova York recebe Ano Novo com shows na Times Square

Depois de esperarem horas na Times Square, em Nova York, milhares de pessoas comemoraram o…

Queima de fogos e atrações musicais marcam a Virada na Avenida Paulista

A Avenida Paulista, um dos principais cartões postais de São Paulo, foi palco de uma…

OMS pede que China compartilhe dados sobre origem da Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu à China que compartilhe dados para entender as…