Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, estava sob cuidados paliativos desde 2023

CNN Brasil


Até a sua morte no domingo (29), aos 100 anos, Jimmy Carter era o ex-presidente mais velho dos Estados Unidos. E desde fevereiro de 2023, Carter estava sob cuidados paliativos após uma série de breves internações hospitalares.

Ao longo da sua vida, em especial nos últimos anos, o ex-presidente teve vários problemas de saúde.

Em 3 de agosto de 2015, Carter foi submetido a uma cirurgia no fígado para retirada de uma pequena massa, que “transcorreu sem problemas”. Dias após o procedimento, ele anunciou que a recente cirurgia havia revelado que ele tinha um câncer que havia se espalhado para outras partes do corpo.

Ainda em agosto do mesmo ano, Carter realizou uma coletiva de imprensa na qual revelou que os médicos haviam encontrado manchas de melanoma em seu cérebro e que ele seria submetido a um tratamento para combatê-las.

O ex-presidente, então com 90 anos, explicou que inicialmente pensou que teria apenas algumas semanas de vida, mas depois ficou mais otimista. “Tive uma vida maravilhosa”, disse Carter com a mesma honestidade inabalável e detalhes meticulosos que caracterizaram sua presidência.

“Estou pronto para qualquer coisa e ansioso por uma nova aventura”, durante a aparição de 40 minutos na câmera, na qual ele frequentemente exibia seu enorme sorriso e nunca se deixava levar pela emoção. “A situação está nas mãos de Deus, a quem eu amo”, acrescentou o ex-presidente.

No final daquele ano, Carter informou que, de acordo com sua última ressonância magnética cerebral, o câncer havia desaparecido.

Apesar de ter vencido o câncer no cérebro em 2015, Jimmy Carter enfrentou uma série de problemas de saúde em 2019, o que o forçou a abandonar a tradição de décadas de ensinar na escola dominical na Igreja Batista Maranatha em sua cidade natal, Plains, na Geórgia.

Em maio de 2019, a organização Carter Center revelou que o ex-presidente com então 94 anos estava se recuperando de uma cirurgia após sofrer uma fratura no quadril causada por uma queda em sua casa.

“Ele está se recuperando de uma cirurgia para reparar uma fratura de quadril no Phoebe Sumter Medical Center em Americus, Geórgia”, divulgou a instituição na época. “Seu cirurgião disse que o procedimento foi um sucesso. Sua esposa, Rosalynn, está com ele.”

A mesma declaração também dizia que Carter estava pronto para caçar novamente, apesar do acidente: “O presidente Carter falou que sua principal preocupação é que a temporada de perus termine esta semana sem atingir seu limite”. E acrescentou: “Ele espera que o estado da Geórgia permita que ele transfira o limite não utilizado para o próximo ano”.

Em outubro daquele mesmo ano, Carter sofreu outra queda em casa, o que resultou em 14 pontos na cabeça. Sem se deixar abater, o ex-presidente viajou para Nashville mais tarde naquele dia, onde falou do palco do icônico Ryman Auditorium ao lado da esposa e ex-primeira-dama Rosalynn Carter.

“Bem, antes de mais nada, quero explicar meu olho roxo”, disse Carter, enquanto andava com uma bengala.

Ele disse que o acidente ocorreu enquanto se preparava para ir à igreja. “Eu caí e bati minha testa em uma borda afiada e tive que ir para o hospital. Levei 14 pontos na testa e estou com um olho roxo, como vocês devem ter notado. Mas eu tinha uma prioridade número um, que era ir para Nashville construir casas”.

Alguns dias depois, o ex-presidente sofreu mais uma queda em casa, sendo então internado no Phoebe Sumter Medical Center para observação e tratamento de uma pequena fratura pélvica.

Por conta desses incidentes, Carter foi novamente internado em um hospital em Atlanta, onde foi submetido a uma cirurgia para aliviar a pressão no cérebro. “O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter está se recuperando no Emory University Hospital após uma cirurgia realizada nesta manhã para aliviar a pressão no cérebro devido a um hematoma subdural. Não houve complicações na cirurgia”, disse o Carter Center em um comunicado.

Em 2 de dezembro de 2019, Carter foi novamente hospitalizado por um breve período devido a uma infecção do trato urinário.

Após quatro anos, em fevereiro de 2023, o Carter Center anunciou que o ex-presidente começaria a receber cuidados paliativos: “Depois de uma série de breves internações hospitalares, o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter decidiu hoje passar o tempo restante em casa com sua família e receber cuidados paliativos em vez de outras intervenções médicas. Ele tem todo o apoio de sua família e de sua equipe médica”.

A partir desse contexto, que, em 1º de outubro de 2024, Carter completou 100 anos e se tornou o primeiro presidente a alcançar o centenário. O presidente americano, Joe Biden, dedicou uma saudação de aniversário ao ex-presidente expressando admiração por seu antecessor, e milhares de crianças fizeram cartões para marcar a ocasião.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo: líder do tráfico do Ceará é preso em SP com mais de 1 tonelada de drogas

Um homem foi preso na última sexta-feira (3) durante uma operação integrada realizada em Campo…

Casa da prefeita é atingida por tiros em Coronel Sapucaia

A casa da prefeita de Coronel Sapucaia (MS), Niágara Kraievski (PP), foi atingida por disparos…

Funeral de Estado de Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, tem início na Geórgia

O caixão do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter começou a jornada final pele estado…