Comitê do Nobel elogia trabalho de Jimmy Carter pela paz e democracia

CNN Brasil


O órgão que concede o Prêmio Nobel da Paz disse nesta segunda-feira (30) que o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter deve ser elogiado por suas “décadas de esforços incansáveis” para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais e para promover a democracia e os direitos humanos.

Carter, presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981, morreu no domingo (29) aos 100 anos.

O Comitê Norueguês do Nobel geralmente se abstém de comentar as mortes de vencedores do Prêmio Nobel da Paz. A última vez que o fez foi em 2017, quando o dissidente chinês Liu Xiaobo morreu na prisão.

O comitê reiterou seu elogio a Carter nesta segunda-feira, lembrando as referências feitas ao líder norte-americano quando ele recebeu o prêmio em 2002.

“Com a morte do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, o Comitê Norueguês do Nobel gostaria de repetir seu elogio por suas ‘décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, para promover a democracia e os direitos humanos e para promover o desenvolvimento econômico e social’”, disse o comitê, à Reuters.

E acrescentou: “No início deste outono, o Comitê teve o prazer de parabenizá-lo por seu 100º aniversário, afirmando que seu trabalho em prol da paz, da democracia e dos direitos humanos será lembrado por mais 100 anos ou mais”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Nino Paraíba chega ao Cuiabá após cumprir 720 dias de suspensão

O lateral-direito Nino Paraíba, de 39 anos, é o novo contratado do Cuiabá e reforça…

Grito de guerra da “faca da PM que cancela CPF” gera polêmica em MS

Grito de guerra durante a formação de 427 novos policiais militares de Mato Grosso do…

35 anos depois, Neuci e Ramão celam união perante Deus ao lado de 44 casais

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, realiza o tradicional Casamento Comunitário,…