Comitê do Nobel elogia trabalho de Jimmy Carter pela paz e democracia

CNN Brasil


O órgão que concede o Prêmio Nobel da Paz disse nesta segunda-feira (30) que o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter deve ser elogiado por suas “décadas de esforços incansáveis” para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais e para promover a democracia e os direitos humanos.

Carter, presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981, morreu no domingo (29) aos 100 anos.

O Comitê Norueguês do Nobel geralmente se abstém de comentar as mortes de vencedores do Prêmio Nobel da Paz. A última vez que o fez foi em 2017, quando o dissidente chinês Liu Xiaobo morreu na prisão.

O comitê reiterou seu elogio a Carter nesta segunda-feira, lembrando as referências feitas ao líder norte-americano quando ele recebeu o prêmio em 2002.

“Com a morte do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, o Comitê Norueguês do Nobel gostaria de repetir seu elogio por suas ‘décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, para promover a democracia e os direitos humanos e para promover o desenvolvimento econômico e social’”, disse o comitê, à Reuters.

E acrescentou: “No início deste outono, o Comitê teve o prazer de parabenizá-lo por seu 100º aniversário, afirmando que seu trabalho em prol da paz, da democracia e dos direitos humanos será lembrado por mais 100 anos ou mais”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tráfico de drogas e mercadinho clandestino são descobertos em acampamento em Cuiabá

Uma operação realizada na tarde dessa terça-feira (7), no bairro Alvorada, em Cuiabá, desarticulou um…

Avião explode no mar ao falhar pouso em Ubatuba: o que sabemos sobre o acidente

Um avião de pequeno porte não conseguiu pousar em Ubatuba, no litoral de São Paulo,…

Barulho excessivo de escapamento será multado: Cuiabá intensifica fiscalização

A Prefeitura de Cuiabá intensificou a fiscalização contra escapamentos adulterados de motocicletas, com o intuito…