França relata gripe aviária em duas fazendas e perde status de livre da doença

CNN Brasil


A França confirmou surtos de gripe aviária em duas fazendas avícolas, poucos dias após ter sido oficialmente declarada livre do vírus, informou o Ministério da Agricultura francês.

A gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI), comumente chamada de gripe aviária, espalhou-se pela Europa em uma onda sazonal ligada à migração de aves.

O impacto foi menos grave do que nos Estados Unidos, onde as perdas de plantéis levaram a preços recordes de ovos e o vírus foi transmitido para gado e seres humanos.

As autoridades francesas confirmaram os novos casos em duas fazendas na região noroeste da Normandia em 27 e 28 de dezembro, informou o ministério em um comunicado na noite de segunda-feira (30).

“Como consequência direta desses surtos, a França perde o status de livre de HPAI, que acabara de recuperar em 15 de dezembro”, afirmou.

A posição de livre de doença para a gripe aviária significa que nenhum surto em fazendas foi registrado por pelo menos um mês.

A classificação pode permitir que restrições comerciais de países importadores sejam suspensas.

Em uma notificação separada para a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês), as autoridades francesas detalharam que os surtos ocorreram em uma fazenda com 25 mil e outra com 540 aves domésticas, com todos os lotes abatidos como medida de segurança.

Em outra parte da Europa, a Alemanha detectou um novo caso de gripe aviária em uma fazenda de aves na Baviera, e o plantel de 16 mil aves também foi abatido, conforme notificação à WOAH publicada na segunda-feira.

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Presidente do México rebate Trump e exibe mapa com “América Mexicana“

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, sugeriu nesta quarta-feira (8) mudar o nome de uma…

Polícia Civil faz operação contra venda de ingressos falsos para atrações turísticas no RS

A Polícia Civil deflagrou uma operação conjunta para desmantelar um esquema de fraudes na venda…

Medicamentos vencidos encontrados em Cuiabá salvariam 400 animais

Foram encontrados 17 medicamentos com prazo de validade vencido nesta quarta-feira (8), em um depósito…