Atirador mata quatro pessoas em Montenegro, diz mídia local


Um atirador em Montenegro matou pelo menos quatro pessoas, incluindo duas crianças, após abrir fogo nesta quarta-feira (1º) em um restaurante na cidade de Cetinje, próxima a capital do país, Podgorica.

Segundo relatos da polícia e mídia local, após abrir fogo ele saiu e continuou atirando.

A TV Montenegrina Vijesti afirmou que uma briga no restaurante aconteceu antes dos disparos, com várias pessoas mortas no local.

O atirador, que está foragido, saiu do restaurante, disparando e matando duas crianças na rua, conforme o portal de notícias CDM.

Um porta-voz da polícia afirmou que pelo menos quatro pessoas foram mortas.

Em uma transmissão de TV, o primeiro-ministro montenegrino, Milojko Spajic, chamou o incidente de “terrível tragédia” e declarou três dias de luto nacional.

A autoridade não mencionou o número de vítimas, mas informou que quatro pessoas foram transferidas para um hospital na capital, para cirurgia.

“Parece que, segundo as primeiras informações… o perpetrador não tinha antecedentes de alguém que é membro de grupos do crime organizado. Houve uma briga onde pistolas foram usadas”, contou Spajic.

O presidente de Montenegro, Jakov Milatovic, também reagiu ao ataque.

“Estou chocado e horrorizado com a tragédia em Cetinje. Estamos rezando e torcendo pela recuperação dos feridos”, expressou Milatovic em um comunicado.

Busca pelo atirador

Cetinje estava quieta, com as ruas vazias cobertas de neve, exceto pela polícia nesta quarta-feira (1º).

Unidades especiais da polícia e antiterroristas procuravam pelo suspeito e se espalharam pelas colinas. A capital fica em um vale raso cercado por montanhas escarpadas.

A polícia de Montenegro enviou unidades especiais para a área e pediu que as pessoas permanecessem dentro de casa. As filmagens mostraram a polícia isolando um bairro com postes de luzes festivas.

“Todas as unidades policiais disponíveis estão no local, realizando atividades dentro de sua jurisdição para prender o suspeito”, informou a Diretoria de Polícia de Montenegro em uma declaração.

Tiroteios em massa são comparativamente raros em Montenegro, que tem uma cultura de armas profundamente enraizada.

Em 2022, 11 pessoas, incluindo duas crianças e um atirador, foram mortas em um tiroteio em massa em Montenegro, que também feriu outras seis.

Apesar das rígidas leis sobre armas, os Bálcãs Ocidentais, compostos pela Sérvia, Montenegro, Bósnia, Albânia, Kosovo e Macedônia do Norte, continuam inundados de armas.

A maioria é das guerras sangrentas da década de 1990, mas algumas datam até mesmo da Primeira Guerra Mundial.

Spajic declarou que as autoridades iriam reforçar os critérios para porte de armas de fogo, incluindo a possibilidade de proibição total de armas.

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Incêndios em Los Angeles: Quase 180 mil moradores estão sob ordens de desocupação

Há 179.783 moradores no condado de Los Angeles ainda sob ordens de desocupação, de acordo…

Avião cai e explode em praia de SP; veja o momento

Um avião de pequeno porte caiu nesta manhã de quinta-feira, 9, em Ubatuba, litoral norte…

Polícia investiga morte de mais de 20 cavalos no Amazonas

A Polícia Civil do Amazonas informou nesta quinta-feira (9) que está investigando a morte de…