Chuva deixa Porto Alegre debaixo d’água e prefeito cancela evento da posse

CNN Brasil


Fortes chuvas caíram sobre a cidade de Porto Alegre, na tarde da última quarta-feira (1). O temporal provocou alagamentos em diversos pontos da cidade e fez com que o prefeito reeleito para segundo mandato, Sebastião Melo (MDB), cancelasse um evento da posse.

A tempestade deixou a Usina do Gasômetro sem energia elétrica, portanto o ato de posse do prefeito reeleito, Sebastião Melo, da vice, Betina Worm, e de secretários municipais foi cancelado, segundo comunicado da prefeitura.

Após o cancelamento da sessão, Melo se dirigiu ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre (Ceic-POA) para acompanhar os danos da cidade e poder tomar providências.

Em nota, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que três vias da cidade seguiam bloqueadas por causa das enchentes na manhã desta quinta-feira (2):

  • Dona Sebastiana x Sertorio
  • Rua São Salvador x Sertorio
  • Sertorio X Rua Voluntários da Pátria

De acordo com a Climatempo, as chuvas na região Sul do país vieram acompanhadas de fortes rajadas de vento e granizo. No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, uma rajada de vento de 69 km/h foi registrada por volta das 17h30 de ontem.

Na base aérea de Canoas, município vizinho da capital, os ventos chegaram a 73 km/h no final da tarde. Na cidade de Rio Pardo, no interior do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) detectou uma ventania de 98 km/h, entre 16h e 17h de quarta-feira.

Apesar da tempestade, segundo a Climatempo, Porto Alegre foi uma das capitais mais quentes no primeiro dia de 2025, chegando a marcar máxima de 34,5°C.

Alerta

O Inmet emitiu um alerta de perigo para o estado de Rio Grande do Sul devido ao risco de novos temporais. Há previsão de chuva que pode chegar a 100 mm acumulados num único dia.

Segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta é válido até o meio-dia de hoje (2).

Veja os transtornos causados pela chuva em Porto Alegre nesta quarta (1):

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mulher esfaqueia e mata companheiro após ele ameaçar bebê com garrafa quebrada

Em uma briga de casal, um homem de 37 anos morreu com duas facadas no…

Sucuri mãe aborta 40 filhotes após ser atropelada

Um vídeo feito nesta segunda-feira (6), na MT-338, mostra um sucuri atropelada, no município de…

Vitória de Trump na eleição presidencial é certificada pelo Congresso dos EUA

A Câmara e o Senado dos Estados Unidos certificaram e validaram, em sessão conjunta nesta…