Argentina registra queixa no TPI contra a Venezuela por prisão de militar

CNN Brasil


O governo da Argentina afirmou na quinta-feira (3) que protocolou uma queixa junto ao Tribunal Penal Internacional (TPI) contra a Venezuela, que prendeu um membro de suas forças de segurança, chamando o ato de “desaparecimento forçado”.

As tensões entre os países sul-americanos cresceram desde que Javier Mile assumiu a Presidência da Argentina no fim de 2023. Os problemas se intensificaram depois da polêmica eleição presidencial venezuelana, em julho, na qual o atual presidente, Nicolás Maduro, reivindicou vitória.

No mês passado, a Argentina acusou a Venezuela de prender Nahuel Gallo, membro de suas forças de segurança, após ele ter tentado entrar na Venezuela, a partir da Colômbia, para visitar sua família. Os argentinos exigem sua soltura imediata.

Entretanto, promotores venezuelanos afirmaram nesta semana que Gallo está sendo investigado por ligações com um grupo que planeja ações “terroristas” e desestabilizadoras contra o país.

“O governo da Argentina continuará usando todos os recursos legais e diplomáticos para garantir os direitos de seu cidadão, Nahuel Gallo”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores argentino em comunicado.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo mostra momento que casa de fiscais do Indea é alvo de tiros em Alta Floresta

Câmeras de segurança da rua registraram o momento em que um motociclista para em frente…

Justiça arquiva investigação contra Gusttavo Lima por lavagem de dinheiro e jogos ilegais

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) arquivou a investigação policial resultado da Operação Integration,…

a ciência da hidratação na maior corrida do Centro-Oeste

A 40ª Corrida de Reis está chegando e, com ela, a expectativa de milhares de…