“Democracia americana prevaleceu”, diz Kamala após certificação de Trump


A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse que “hoje, a democracia da América [Estados Unidos] prevaleceu”, em referência à conclusão pacífica da certificação da vitória de Donald Trump pelo Congresso do país nesta segunda-feira (6).

Mais cedo nesta segunda, ela presidiu a sessão conjunta da Câmara e do Senado dos EUA que validou a vitória de Donald Trump. JD Vance, companheiro de chapa do republicano e vice-presidente eleito, estava na sala. Ele é senador do estado de Ohio.

A democrata ressaltou que a transição pacífica de poder, assim como aconteceu na cerimônia, deve ser a “norma” e é um dos pilares da democracia do país.

“Hoje, fiz o que fiz minha carreira inteira, que é levar o juramento a sério, que fiz diversas vezes, de apoiar e defender a Constituição dos Estados Unidos”, comentou.

“Acredito muito fortemente que a democracia dos Estados Unidos só é tão forte quanto a nossa disposição de lutar por ela”, adicionou.

Em 6 de janeiro de 2021, quando o Congresso americano se reuniu para tentar validar a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump, apoiadores do republicano invadiram o Capitólio.

A sessão de certificação daquele ano precisou ser interrompida. Os congressistas conseguiram retornar ao Capitólio e retomar a certificação apenas horas depois.

Por que Kamala Harris teve papel-chave na certificação de Trump?

Ao final da contagem dos votos dos delegados, o presidente do Senado anuncia os resultados. Quem lidera o Senado americano é o vice-presidente do país, por determinação da Constituição.

Assim, neste caso, quem presidiu a sessão de certificação foi Kamala Harris, candidata derrotada por Trump no último pleito.

Ela não foi a primeira vice-presidente a confirmar a própria derrota. Em 2001, por exemplo, o vice-presidente democrata Al Gore presidiu a contagem da eleição de 2000, na qual ele perdeu para o republicano George W. Bush.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mulher se passa por sequestrador e pede R$ 3.000 a parentes de criança desaparecida

Uma mulher de 23 anos foi presa no último domingo (5) após se passar por…

Caminhoneiro morre em motel após não fazer PIX para pagar programa

Um caminhoneiro de 33 anos morreu em um motel na avenida Tiradentes, em Campo Grande,…

Incêndios na Califórnia: Governador mobiliza Guarda Nacional para combater fogo

A Guarda Nacional da Califórnia enviou tropas para ajudar na resposta a vários incêndios florestais…