saúde de Cuiabá enfrenta filas e superlotação


O início da gestão do novo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), tem sido marcado por desafios significativos na área da saúde. Entre os problemas mais graves estão as superlotações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como a do bairro Jardim Leblon, e as filas extensas nos postos de saúde devido à implementação de atendimento sem agendamento prévio.

Na UPA Leblon tem superlotação (Foto: Divulgação)

No último fim de semana, pacientes enfrentaram longas esperas na UPA do bairro Jardim Leblon, gerando uma enxurrada de reclamações.

De acordo com relatos, cerca de 100 pessoas aguardavam atendimento no sábado (4), enquanto um vídeo gravado por uma paciente mostrava consultórios vazios e uma sala de espera lotada.

“Eu cheguei aqui às sete da manhã, e até a tarde tinha apenas um médico atendendo”, reclamou Marivânia Marques da Silva, diarista. Outros pacientes relataram que a espera para exames também foi longa, e muitos passaram mal no local.

No domingo, a situação não foi diferente. As salas de espera continuaram lotadas, e os pacientes seguiram reclamando da demora no atendimento. “Estamos aguardando há horas sem solução”, disse Ivanir Marques dos Santos, cuidadora.

Em resposta às críticas, a Prefeitura de Cuiabá informou que a nova gestão assumiu recentemente os trabalhos e ainda está avaliando os desafios enfrentados pelas unidades de saúde. E, em nota, destacou que está buscando soluções prioritárias para a falta de médicos, a rapidez nos atendimentos e a redução das filas.

Superlotação e medidas anunciadas

Outro ponto crítico é a situação geral das UPAs e Policlínicas da capital, que continuam superlotadas. Como parte das ações anunciadas, a reforma da ala pediátrica do antigo Hospital Pronto-Socorro promete melhorar as condições para o atendimento de crianças.

Com um investimento de R$ 500 mil, a obra deve modernizar a infraestrutura e os equipamentos, mas não resolve, a curto prazo, a crise nos atendimentos de urgência e emergência.

Filas nos postos de saúde devido a novo sistema de agendamento

Nos postos de saúde, a não obrigatoriedade de agendamento prévio para consultas, determinada por uma nova portaria municipal, gerou insatisfação na população.

Pacientes que antes buscavam atendimento de livre demanda agora enfrentam dificuldades para marcar consultas porque os atendimentos são feitos por ordem de chegada. No Jardim Vitória I e II, por exemplo, há 26 pessoas aguardando atendimento médico, mas, ao tentar agendar, só encontrariam vagas a partir de março.

A Prefeitura argumenta que o sistema busca organizar o fluxo de atendimentos, mas moradores reclamam da falta de alternativas para casos que precisam de atenção imediata.

abilio na camara

Visitas-surpresa do prefeito e promessas de melhorias

Na tentativa de mostrar respostas rápidas, o prefeito Abilio Brunini realizou visitas-surpresa à Policlínica do bairro Pedra 90 e à UPA do Morada do Ouro. Ele prometeu intensificar essas ações e buscar soluções para os problemas enfrentados pela rede de saúde municipal.

Enquanto as promessas ainda estão no papel, a realidade nas unidades de saúde de Cuiabá segue crítica, com superlotação, filas e pacientes insatisfeitos. A população espera por medidas concretas que aliviem a pressão sobre o sistema e garantam o acesso digno à saúde pública.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Rio Sucuri é cenário de brincadeira entre antas em dia de calorão

No coração do Pantanal sul-mato-grossense, a riqueza da fauna é uma verdadeira joia da natureza!…

Biden apresentará novas sanções contra Rússia antes de posse de Trump, diz fonte

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentará novas sanções contra a economia da Rússia…

Polícia de MT busca duas pessoas desaparecidas

A Polícia Civil de Mato Grosso está em busca de duas pessoas desaparecidas, que têm…