O ratão-do-banhado (Myocastor coypus) e a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) compartilham uma relação semelhante àqueles primos distantes que as famílias insistem em comparar com a gente.
Embora vivam em locais diferentes, esses dois animais apresentam semelhanças notáveis e, do ponto de vista científico, são considerados parentes.
Conheça 5 características do ratão-do-banhado.
1 – Excelente nadador
Assim como as capivaras, o ratão-do-banhado é um excelente nadador e gosta de viver próximo a lugares que possuem água, seja rios, lagos ou pântanos. Eles podem viver em tocas ou ninhos, mas sempre próximo a água.
2 – Dieta balanceada
A dieta dos ratões-do-banhado é composta principalmente por plantas e raízes aquáticas, assim como as capivaras, mas também inclui pequenos invertebrados como caramujos e mexilhões.
3 – Reprodução periódica
Esse tipo de roedor pode ter de duas a três ninhadas por ano com até sete filhotes por ninhada. Por ter essa facilidade de reprodução, o ratão-do-banhado vive em colônias e tem potencial endêmico.
4 – Nativo daqui
Com origem no sul da América do Sul, os ratões-do-banhado foram domesticados e transportados para diversas regiões do mundo. Atualmente podem ser encontrados até nos Estados Unidos, onde facilmente é usado para a produção de peles.
5 – Vida longa
A longevidade do ratão-do-banhado é significativamente maior em cativeiro (de seis a dez anos) do que na natureza, onde vivem em média de dois a três anos.
-
Capivaras provam que são nadadoras de elite; veja vídeo incrível
-
Capivara tranquilona sobe em telhado e recusa resgate; veja vídeo
-
Sucuri desce rio esmagando capivara; veja vídeo
-
Em caçada pela sobrevivência, mãe onça captura capivara para alimentar filhotes