A ansiedade é uma reação comum diante de grandes eventos como a Corrida de Reis 2025, mas, se não for controlada, pode afetar o desempenho e até transformar uma experiência prazerosa em algo estressante.
A psicóloga Patrícia Souto compartilhou com o Primeira Página orientações importantes para os corredores lidarem com essa emoção de forma saudável.
Segundo a psicóloga, sentir apreensão antes da corrida é natural. “A ansiedade surge quando precisamos estar mais alertas, como em situações importantes. O problema é quando ela se torna constante e sem motivo real”, explica a psicóloga.
É possível impedir que a ansiedade seja protagonista às vésperas da prova. Por isso, preparamos cinco dicas para não deixar que essa emoção atrapalhe seu desempenho:
1. Planeje-se com antecedência
Faça uma lista do que você precisa levar e organizar antes da corrida, como roupas, água e documentos. “Listar o que você precisa levar ou o que você precisa fazer nos dias anteriores acaba trazendo um sentimento reconfortante”, orienta Patrícia.
2. Conheça o percurso
Esteja familiarizado com a rota da corrida e tenha uma rotina de treinos. Isso ajuda a aumentar a confiança e reduz o medo do desconhecido.
3. Cuide da alimentação e do sono
No dia anterior, uma refeição leve no período noturno, ajuda a ter uma boa noite de sono. Atividades relaxantes, como assistir a um filme ou ouvir música, também ajudam a mente a descansar.
4. Prepare-se fisicamente
Use roupas e calçados confortáveis no dia da corrida. Alongamentos antes da largada ajudam a aliviar tensões e manter o corpo preparado.
5. Controle o nervosismo no dia
Se a ansiedade surgir no momento da corrida, concentre-se no que você já treinou e conhece. “Tome um copo de água gelada, faça alongamentos e confie no seu preparo”, sugere a psicóloga.
De maneira geral, o importante é se sentir preparado, isso é o que mais ajuda a minimizar a ansiedade em qualquer situação.
A Corrida
A 40ª edição da Corrida de Reis, promovida pela TV Centro América, em parceria com o Sesi, ocorre neste domingo (12), a partir das 6h, com largada na Ponte Sérgio Motta e chegada no Sesi Papa.
Atenção! Este ano, em razão das obras na Avenida do CPA, o percurso está diferente e vai passar por bairros como Tropical, Jardim das Américas, Jardim Itália, Carumbé, Bela Vista e Morada do Ouro.
-
Alô, corredores! Sábado é o último dia para retirar o kit da 40ª Corrida de Reis
-
Correr com segurança: dicas de ouro para prevenir lesões e conquistar meta