Um ataque a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deixou duas pessoas mortas e outras seis feridas em Tremembé, no interior de São Paulo, na noite desta sexta-feira (10).
Segundo o MST, 10 criminosos entraram no Assentamento Olga Benário com cinco carros e duas motos, atirando contra os assentados. A informação também foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Gleison Barbosa, de 28 anos, e Valdir Nascimento, de 52, não resistiram aos disparos e morreram. Os outros seis feridos estão hospitalizados no Hospital Regional de Taubaté e no Pronto Socorro de Tremembé
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que um homem foi abordado no local e preso em flagrante por porte ilegal da arma.
Em nota, o MST afirma que “o local enfrenta uma intensa disputa com a especulação imobiliária voltada para o turismo de lazer, devido à sua localização estratégica na região do Vale do Paraíba”.
A organização também diz que as famílias assentadas sofrem ameaças constantes, mesmo após denúncias às autoridades.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, informou que já solicitou aos órgãos de segurança pública estaduais e federais providências e punição dos responsáveis pelo crime.
O ministério expressou repúdio ao ataque e manifestou solidariedade às famílias das vítimas.
A Polícia Civil de Taubaté investiga o caso registrado como homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.