Tromba d´água: entenda o que causou mortes e estragos na região de Ipatinga (MG)

CNN Brasil


Uma forte chuva causou mortes e diversos estragos na região de Ipatinga, em Minas Gerais, na madrugada do domingo (12). A chuva, que atingiu o pico de precipitação de mais de 80 mm em menos de uma hora, provocou alagamentos, transbordamento de córregos, desabamentos e deslizamentos de terra.

Mortes e desaparecimentos foram confirmadas em Ipatinga (MG) e uma em Santana do Paraíso (MG), município a cerca de 13 km de Ipatinga. O Corpo de Bombeiros registrou 58 chamados relacionados à chuva intensa, incluindo desabamentos e riscos de deslizamentos. A Prefeitura de Ipatinga decretou estado de emergência por 180 dias.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitará amanhã Ipatinga (MG) para vistoriar o atendimento às famílias afetadas pelo deslizamento de terra causado pelas chuvas. O horário e local ainda serão definidos, de acordo com nota divulgada.

Entenda fenômeno

O fenômeno lembra um tornado que se forma sobre uma superfície de água, como o mar ou rios muito largos. Elas são colunas giratórias de ar, muitas vezes conectadas a uma nuvem cumulonimbus (a nuvem típica de tempestades) em sua parte superior e à superfície da água em sua parte inferior.

Trombas d’água geralmente se formam em condições de instabilidade atmosférica, quando há um grande contraste de temperatura e umidade entre camadas de ar. Elas podem se desenvolver em águas oceânicas, mares, rios e lagos.

A maioria das trombas d’água tem uma duração relativamente curta, geralmente de alguns minutos a uma hora. No entanto, algumas podem persistir por mais tempo, especialmente se a instabilidade atmosférica que as originou se mantiver.

Registros feitos por testemunhas na madrugada e manha deste domingo (12), mostram a proporção dos estragos causados pelas chuvas que provocaram deslizamentos, mortes e desaparecidos em Ipatinga, Minas Gerais.

Varias imagens registraram os estragos e dão dimensão do drama vivido na cidade que fica cerca de 210 km de Belo Horizonte. A CNN compilou as imagens que correm nas redes sociais. Veja as imagens.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

4º corpo de cemitério clandestino é identificado em Lucas do Rio Verde

Matheus Bonfim de Souza, de 18 anos, foi a quarta identidade confirmada dentre os 11…

Temporal destrói palco e cancela show de Tayrone na Bahia

Um forte temporal, com ventos intensos, causou danos significativos no último sábado (11) em um…

Polícia investiga morte de policial dentro de delegacia de Campo Grande

O policial civil Eduardo Jordão foi encontrado morto no complexo da Derf (Delegacia Especializada de…