Globo Esporte está no coração dos mato-grossenses


Uma pesquisa aponta que mais de 158 milhões de brasileiros acompanham esportes, seja assistindo às transmissões ao vivo, seja buscando informações sobre os times e modalidades. Em Cuiabá e Várzea não é diferente, os dados apontam que 114 mil pessoas acompanham ao Globo Esporte, por minuto, todos os dias.

Flávio Santos apresentador do Globo Esporte em Mato Grosso. (Foto: reprodução)

Os dados apontam que a cultura esportiva já faz parte do cotidiano dos telespectadores da TV Centro América. A paixão pelo futebol faz com que cuiabanos e varzea-grandenses permaneçam ligados na emissora todos os dias.

Tanto que 76,1% das pessoas entrevistadas durante a pesquisa afirmam torcer para algum time de futebol de Cuiabá ou Várzea Grande.

Nacionalmente, um estudo da Associação Europeia de Clubes (ECA) revelou que um em cada quatro torcedores acompanha o esporte como um compromisso social. Além disso, 84% dos entrevistados afirmaram que assistir às partidas na TV proporciona momentos de união com amigos e familiares.

Líder de audiência: Globo Esporte está no coração dos mato-grossenses. (Foto: Reprodução)
Líder de audiência: Globo Esporte está no coração dos mato-grossenses. (Foto: Reprodução)

O envolvimento emocional também é expressivo: 85% do público relataram se sentirem emocionados ao assistir a transmissões ao vivo, segundo dados da Offerwise.

Além disso, competições esportivas se tornam grandes eventos em Mato Grosso e contribuem com a movimentação econômica, já que muitos torcedores optam por acompanhar as transmissões juntos.

Líder no segmento

A pesquisa também destacou a preferência dos cuiabanos e varzea-grandenses pelo Globo Esporte: o programa representa 53,69% da audiência local em relação às emissoras concorrentes.

Em termos de pontos de audiência, o Globo Esporte alcançou, na região metropolitana, 13.70, o que representa mais de 8 pontos à frente da segunda colocada, que tem 5.02.

As demais emissoras registraram números bem inferiores, variando entre 2.08 e 1.39 pontos.

Consumo de esporte na TV aberta

Os dados reforçam a relevância da TV aberta como o principal canal para fãs de esporte. Segundo a pesquisa da MindMiners, 65% dos brasileiros ainda preferem acompanhar conteúdos esportivos por essa mídia. Redes sociais (48%), canais pagos (38%), serviços de streaming (31%) e portais de internet (28%) aparecem em sequência como meios de consumo.

A TV também desempenha um papel emocional: 77% dos entrevistados afirmaram que assistir aos jogos pela televisão os faz sentir parte do evento.

Paixão nacional pelo futebol

O futebol segue como a modalidade esportiva favorita no Brasil. Entre os eventos esportivos preferidos do público, quatro dos cinco mais citados são ligados ao futebol:

  • Copa do Mundo de Futebol: 60%
  • Olimpíadas: 49%
  • Copa do Brasil: 43%
  • Brasileirão: 41%
  • Copa Libertadores: 41%

Todas essas competições são exibidas pela TV Centro América, fortalecendo sua conexão com os torcedores mato-grossenses.

Como conectar sua marca ao esporte

Para os anunciantes que desejam causar uma impressão mais profunda e obter melhores resultados com estratégias relacionadas ao esporte, a Globo compartilha algumas recomendações:

  • Transmita valores universais: conecte sua campanha a elementos emocionais que ressoem com todos os públicos, não apenas com fãs de esportes.
  • Destaque a cultura brasileira: o esporte é parte essencial da identidade cultural nacional, e essa conexão pode potencializar a comunicação da marca.
  • Invista em boas histórias: histórias bem elaboradas, com roteiros emocionantes e trilhas sonoras impactantes, têm maior poder de engajamento.
  • Insira elementos esportivos surpresa: mesmo que o esporte não seja o tema central da campanha, referências sutis e bem posicionadas podem gerar relevância.

Com início da temporada de jogos, começando pelo Campeonato Mato-grossense o segmento esportivo se torna um campo vasto para impulsionar negócios e fortalecer marcas.

  1. Põe na Conta entrevista ex-judoca David Moura, secretário estadual de Esportes em MT

  2. Garra mato-grossense: 43 atletas da elite representam o Estado na Corrida de Reis



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Motorista que matou empresário por farol alto é condenado a 21 anos de prisão

Sete anos após o crime, o motorista Maruan Fernandes Haidar Ahmed foi condenado a 21…

Criança engole cadeado com as chaves e passa por endoscopia para remoção

Uma criança de quatro anos passou por uma endoscopia digestiva para a remoção de um…

Industrial, Saúde, Apoio e Administrativa: Marinha abre processo seletivo

O Comando do 6º Distrito Naval abre nesta quinta-feira (16) inscrições para o processo seletivo…