Michelle Obama não comparecerá à posse de Trump; Barack confirma presença

CNN Brasil


A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama não comparecerá à posse de Donald Trump como presidente na próxima semana, informou o gabinete dela nesta terça-feira (14), sem fornecer uma explicação para a decisão.

“O ex-presidente Barack Obama está confirmado para comparecer à 60ª Cerimônia de Posse. A ex-primeira-dama Michelle Obama não comparecerá à próxima posse”, disse uma declaração do gabinete do casal.

A decisão de não comparecer à cerimônia é uma ruptura com a tradição da qual ex-presidentes e suas esposas normalmente participam.

O ex-presidente George W. Bush e Laura Bush comparecerão à posse, informou o gabinete do casal, e fontes pontuaram à CNN que o ex-presidente Bill Clinton e Hillary Clinton também estarão lá.

Michelle Obama também não compareceu a um serviço em homenagem ao ex-presidente Jimmy Carter na semana passada, permanecendo no Havaí.

O ex-presidente Barack Obama compareceu ao evento na Catedral Nacional em Washington, sentando-se ao lado de Trump e conversando animadamente com ele.

Outras ex-primeiras-damas, incluindo Hillary Clinton e Laura Bush, também compareceram ao evento de Carter.

Relação tensa entre Michelle e Trump

Michelle Obama falou abertamente sobre sua animosidade em relação a Trump, a quem ela acusou de colocar a segurança de sua família em perigo por meio de sua retórica.

Em 2017, ela deixou as ressalvas de lado depois que Trump venceu sua primeira eleição presidencial, recebendo o então presidente eleito e Melania Trump na Casa Branca para um chá antes da posse daquele ano.

Nos anos seguintes, ela falou sobre a experiência de estar na cerimônia quando Trump foi empossado.

“Houve lágrimas, houve aquela emoção. Mas então sentar naquele palco e assistir ao oposto do que representávamos em exibição — não havia diversidade, não havia cor naquele palco, não havia reflexo do sentido mais amplo da América”, comentou Michelle em um podcast em 2023.

Os Trump não compareceram à posse do presidente Joe Biden em 2021 em meio às falsas alegações de que o republicano venceu a eleição de 2020.

*Jamie Gangel, da CNN, contribuiu para esta reportagem



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Saiba qual presidente dos EUA teve cerimônia de posse em Nova York

As cerimônias de posse presidencial nos Estados Unidos são realizadas na capital Washington, D.C., desde…

Bolo envenenado: entenda o trabalho da perícia na exumação e análise química

Em entrevista exclusiva à CNN a Marguet Mittmann, diretora Geral do Instituto Geral de Perícias…

EUA fazem última tentativa de confiscar ativos da Rússia antes de posse de Trump

A poucos dias de entregar as chaves do governo dos Estados Unidos, a administração Biden…