Cerca de 800 famílias que dependem da Estrada do Rio dos Couros, na zona rural de Cuiabá, enfrentam sérias dificuldades devido à precariedade da via. A estrada conecta 15 comunidades rurais à zona urbana e os moradores estão praticamente ilhados.
De acordo com o morador Osvaldo de Souza Brito o tráfego de caminhões pesados, incluindo veículos que transportam lixo para um aterro localizado na região, contribuiu para a degradação da estrada.
Ele afirma que a gestão anterior transferiu o lixão para a entrada do Rio dos Couros, sem realizar melhorias estruturais na estrada para suportar o peso e o fluxo desses veículos. Com isso, a via está intransitável.
O volume de chuva dos últimos dias e a lama acumulada tornam a situação ainda mais crítica. Em 2021, um projeto de estadualização da rodovia tramitou na ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), no entanto, não foi sancionado.
Um vídeo feito por moradores mostra a situação da via.
O Primeira Página entrou em contato com a Sinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura), mas ainda não houve um posicionamento. A administração municipal também não emitiu nenhum parecer sobre a situação.
A estrada do Rio dos Couros é o único acesso às comunidades como Santa Tereza, Formosa e Rio das Pedras. Diante da situação, os moradores planejam fazer um protesto, bloqueando a via com pneus para chamar a atenção das autoridades.
-
Nível do Rio Verde triplica e ameaça população de Lucas do Rio Verde
-
Chuva destrói estrada em Alto Paraguai e moradores ficam ilhados