Milhares de bombeiros continuam combatendo diferentes incêndios na área metropolitana de Los Angeles, Califórnia, enquanto aumentam as condições de ventos fortes para a região nas próximas horas.
Meteorologistas esperavam que a ventania aumentasse de terça-feira (14) à noite (horário local) até esta quarta-feira (15).
Los Angeles registrou quatro incêndios florestais ativos nesta quarta-feira, o número de mortes subiu para 25 e mais de 20 pessoas estão desaparecidas.
Mais de seis milhões de pessoas estão sob ameaça crítica de incêndio nesta quarta-feira em vários condados no sul do estado, incluindo cidades fora da região de Los Angeles, como Anaheim, Riverside, San Bernardino e Oxnard.
Ventos vindos do nordeste de 30 a 50 km/h são previstos, podendo chegar a rajadas de 80 km/h, alertou o National Weather Service.
Veja últimas informações
Número de mortos aumenta: Os incêndios mataram pelo menos 25 pessoas até o momento — nove no incêndio Palisades e 16 no incêndio Eaton.
Qualidade do ar continua baixa: Pessoas em áreas impactadas pelas cinzas dos incêndios florestais devem usar máscaras respiratórias adequadas para ajudar na proteção contra potenciais problemas de saúde, declarou um funcionário de saúde da cidade.
Um aviso de poeira e cinzas levadas pelo vento cobrindo cerca de 17 milhões de residentes está em vigor até as 19h (horário local) desta quarta-feira (15).
Estado combate ofertas imobiliárias predatórias: O governador Gavin Newsom emitiu uma ordem executiva impedindo “ofertas de dinheiro agressivas e não solicitadas” abaixo do valor de mercado para vítimas de incêndios florestais em 15 códigos postais na área de Los Angeles, afirmando: “Não permitiremos que desenvolvedores gananciosos enganem essas comunidades da classe trabalhadora em um momento em que elas precisam de mais apoio do que nunca”.
Realocação temporária de escolas: Duas escolas em Palisades que foram incendiadas retomarão as aulas em locais temporários, enquanto o Distrito Escolar Unificado de Los Angeles trabalha para “retornar à normalidade”, informou o órgão.
Na semana passada, o superintendente relatou que pelo menos um terço de todos os alunos do distrito — o segundo maior distrito escolar do país e o maior da Califórnia — estão sendo impactados de alguma forma pelos incêndios.
Impactos das mudanças climáticas: Os incêndios da semana passada foram maiores e queimaram mais quente do que teriam ocorrido em um mundo sem poluição de combustível fóssil que aquece o planeta, sugere uma análise da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
O relatório é claro ao dizer que os incêndios provavelmente ainda teriam ocorrido em um mundo sem poluição climática, mas conclui que teriam sido “um pouco menores e menos intensos”.
Incêndios ativos no momento:
- PALISADES – início em 7 de janeiro – 18% contido
- EATON – início em 7 de janeiro – 35% contido
- HURST – início em 7 de janeiro – 97% contido
- AUTO – início em 13 de janeiro – 47% contido
*Com informações do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia – CalFire