Quem diria que uma família de onças-pintadas poderia ter um dia de praia tão tranquilo? Um encontro inusitado e emocionante aconteceu na Praia do Julião, em Cáceres (MT), a 220 km de Cuiabá. Tripulantes que estavam em um barco, se depararam com quatro desses felinos majestosos relaxando à beira do Rio Paraguai. Veja o vídeo abaixo:
Nas imagens, os animais aparecem em um momento de pura serenidade. Uma das onças, com toda a calma do mundo, na praia, enquanto as outras três emergem das águas, saciando a sede e aproveitando o sol. A tranquilidade dos animais diante da presença humana chamou a atenção.
De acordo com o biólogo, João Marcelo Biagini, aparentemente, o primeiro é um macho, os três juntos seriam uma fêmea com dois filhotes grandes.
“O macho, pelo o que eu pude entender, está indo embora, porque prefere evitar o confronto, caso os filhotes fossem pequenos, ele provavelmente tentaria algo, como atacar para a fêmea poder acasalar com ele. Onças são solitárias, com raros casos de duas onças vivendo juntas.”
Um refúgio urbano para a vida selvagem
A Praia do Julião, apesar de ser um local bastante frequentado por banhistas e pescadores, abriga uma rica biodiversidade. A presença da família de onças demonstra a importância da preservação ambiental na região e a capacidade de adaptação desses animais a diferentes ambientes.
A importância da convivência pacífica
É importante ressaltar que a convivência entre humanos e animais selvagens exige respeito e cautela. Ao se deparar com um animal silvestre, segundo João é fundamental manter uma distância segura e evitar qualquer tipo de interação.
“Manter distância e não descer do barco. Se estiver na margem do rio, não dar as costas, andar devagar para trás olhando pra onça. Tentar parecer maior também ajuda, se estiver acompanhado, fiquem sempre juntos.”
-
5 animais desafiam a fome e passam meses sem comer
-
Posso pegar uma mudinha? Furtar plantas pode te levar para cadeia