França e Itália convocam enviados da Venezuela após limitação de equipes


A França disse nesta quinta-feira (16) que convocou um diplomata venezuelano sênior em Paris para protestar contra a decisão do governo de Nicolás Maduro de limitar o número de funcionários diplomáticos franceses no país latino-americano.

O Ministério das Relações Exteriores francês afirmou em um comunicado que tomaria “medidas recíprocas”, mas não deu detalhes, e observou que está em “estreita coordenação” com outros países europeus que também foram impactados pela decisão.

“Essa convocação segue a decisão do regime venezuelano de reduzir a presença diplomática da embaixada francesa na Venezuela”, explicou o porta-voz Christophe Lemoine.

“A França rejeita categoricamente as alegações de interferência feitas contra ela”, adicionou.

Além disso, na quarta-feira (15), o chanceler da Itália publicou nas redes sociais que mandou convocar o encarregado de negócios venezuelano para contestar a decisão.

Também haveria um “protesto veemente” contra “a falta de informação sobre a detenção do cidadão italiano Alberto Trentin”.

” A Itália continuará pedindo à Venezuela que respeite as leis internacionais e a vontade democrática do seu povo”, pontuou o ministro Antonio Tajani.

Entenda o caso

A Venezuela anunciou na terça-feira (14) que vai impor restrições aos diplomatas de França, Itália e Países Baixos em Caracas e reduzir a equipe de suas embaixadas para três, citando a resposta “hostil” de seus governos à posse do presidente Nicolás Maduro para um terceiro mandato.

Várias nações ocidentais não reconheceram a vitória de Maduro nas eleições presidenciais de julho de 2024 na Venezuela.

França, Itália e Países Baixos condenaram veementemente a posse de Maduro na semana passada, enquanto os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de US$ 25 milhões pela prisão de Maduro.

O governo holandês informou na quarta-feira que ordenou que a Venezuela corte sua equipe diplomática na Holanda de quatro para dois, em resposta à decisão da Venezuela.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Motociclistas escapam por pouco de serem atropelados por caminhão

Um acidente envolvendo uma motocicleta deixou duas pessoas feridas em Várzea Grande, região metropolitana de…

Banco de sangue de São Paulo emite alerta de nível crítico e pede doações

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) pede doações após emitir…

Colisão entre carretas deixa um morto e outro ferido na BR-163

Um grave acidente entre duas carretas resultou na morte de um motorista e deixou outro…