A vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris assinou o interior de sua mesa em seu escritório cerimonial nesta quinta-feira (16), e afirmou aos funcionários e à imprensa reunida no local que ela “não irá embora silenciosamente pela noite” quando deixar o cargo.
“Como todos vocês me conhecem, porque passamos longas horas, longos dias, meses e anos juntos, não é da minha natureza ir embora silenciosamente pela noite, então não se preocupem com isso”, disse Harris aos funcionários reunidos.
Questionada pelos repórteres na sala sobre qual será seu próximo passo depois que deixar o cargo em quatro dias, ela declarou que “continuará trabalhando até segunda-feira”.
A vice-presidente se juntou a seus antecessores em uma tradição que começou com o presidente Harry Truman, que usava a mesa no Salão Oval. Harris fez história quando se tornou vice-presidente, tornando-se a primeira mulher, bem como a primeira pessoa negra ou asiático-americana no cargo.
“Eu sigo uma longa tradição como a 49ª vice-presidente dos Estados Unidos, em uma longa tradição de vice-presidentes que assinaram esta mesa, e o faço com grande honra e com o conhecimento de que nosso trabalho aqui foi importante”, disse Harris.
A assinatura do presidente Joe Biden está entre as que estão dentro da gaveta da mesa — ele assinou a mesa nos últimos dias do governo Obama em janeiro de 2017.