As fortes chuvas que atingem o município de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá, desde o início da semana, deixaram 78 casas alagadas e 68 pessoas desalojadas.
As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum estão trabalhando para resgatar moradores e minimizar os danos na região.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu em torno de 80 a 150 milímetros na região Centro-Oeste. Já em Alto Paraguai, o prefeito Adair José (MDB) estima que tenha chovido 125 mm e deve decretar estado de emergência no município.
Imagens recebidas pelas autoridades mostram diversas partes da cidade completamente alagadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas retiradas de áreas de risco foram encaminhadas para casas de amigos e familiares, garantindo que ninguém permaneça em locais inseguros.
“Estamos atuando aqui com duas caminhonetes, uma embarcação e seis Bombeiros Militares prestando o apoio às famílias”, afirmou o coronel Fernando Duarte Santana.
No momento, não há mais pessoas em áreas de risco. A Defesa Civil estima que mais de 230 famílias estão desabrigadas nos três municípios mais atingidos.
Além disso, o vice-governador está na região acompanhando a situação e coordenando a entrega de cestas básicas para as famílias mais atingidas. A previsão é de que as ações emergenciais continuem nos próximos dias.
-
Alerta: 99 municípios de MT têm risco de chuvas intensas
-
Abrigo com mais de 100 cães e gatos é alagado por chuvas e precisa de ajuda
-
Chuva destrói estrada em Alto Paraguai e moradores ficam ilhados