Está chegando o grande dia! O Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2025 começa no próximo sábado (18), e o Primeira Página conversou com as equipes para saber qual a expectativa com o retorno da competição.
As expectativas dos times serão publicadas em duas matérias. Nesta primeira, você vai conferir o que esperam sobre o campeonato os seguintes times: Operário, Aquidauanense, Costa Rica, Coxim e Pantanal SAF. Confira abaixo.
Operário
Atual campeão sul-mato-grossense, o Operário Futebol Clube espera repetir o feito, e, para isso, a preparação está a todo vapor, conforme explica o presidente do clube, Nelson Antônio Silva. A equipe enfrenta o Águia Negra, às 16h de domingo (19), no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.
“A expectativa do Operário Futebol Clube é a melhor possível. O trabalho está sendo realizado desde o dia 27 de dezembro, com a apresentação dos atletas, exames médicos e exames físicos. Os treinos começaram efetivamente no dia 29 e, de lá para cá, nós não paramos praticamente nenhum dia. Acredito que o time estará muito bem preparado, tanto fisicamente quanto tecnicamente, para o início do campeonato. A nossa expectativa é que o time venha forte, competitivo e, com certeza, em busca do 14º título estadual. Esse é o nosso objetivo principal do ano.”
Nelson Antônio Silva, presidente do Operário.
Aquidauanense
O Aquidauanense também sonha alto e espera que o campeonato abra portas para outras competições nacionais, conforme explica o técnico Mauro Marino. O duelo do clube contra o Ivinhema, às 15h deste sábado (18), no Estádio Noroeste, em Aquidauana, abre o Campeonato Estadual de 2025.
“Vamos fazer uma boa competição e brigar por títulos. Chegar para conquistar, com todo o respeito aos adversários, mas com nossas ambições. Aproveitar o campeonato e a oportunidade, com a comissão técnica e os jogadores, para fazer um bom campeonato, cravar o nome na história do clube e tentar conquistar o calendário nacional, se possível, com o título. Dessa forma, é assim que esperamos representar bem o clube.”
Mauro Marino, técnico do Aquidauanense.
Costa Rica
O Costa Rica também está otimista. O diretor técnico do clube, Sandro Martins, o Sandrinho, comenta que os atletas estarão atentos para garantir o melhor resultado em campo desde a primeira partida. O Costa Rica joga contra o Coxim às 16h de domingo (19), no Estádio Noroeste, em Aquidauana.
“Nos últimos 4 anos, o Costa Rica foi campeão duas vezes, mas 2024 foi um ano ruim para nós no estadual. Serviu de aprendizado para a gente, para não cometer os mesmos erros do ano passado. É um modo novo de competição, onde se classificam 6 equipes. Vamos nos atentar, logo no começo do campeonato, tentar diagnosticar os erros que cometemos, para melhorar.”
Sandro Martins, diretor técnico do Costa Rica.
Coxim
O Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025 também marca a estreia do técnico argentino Claudio Racino à frente de uma equipe brasileira. Admirador confesso do futebol nacional, o técnico espera elevar a equipe a patamares mais altos. O único título da Série A do Coxim foi conquistado há quase duas décadas, em 2006.
“Nós, argentinos, somos amantes do futebol do Brasil, e isso é uma motivação muito importante para vir para cá. É uma das grandes motivações. O projeto, a nossa intenção, o nosso desejo é chegar a jogar a Copa do Brasil. Para mim, seria grandioso podermos cumprir este objetivo. Gostei e vim para cá”.
Claudio Racino, técnico do Coxim.
O técnico sabe do desafio de enfrentar o Costa Rica neste fim de semana.
“É uma das grandes equipes de Mato Grosso do Sul, então será uma partida muito difícil. Pela experiência que tenho, sei que o campeonato é longo e estamos com gana para começar a jogá-lo.”
Claudio Racino, técnico do Coxim.
Pantanal SAF
Conforme Glauber Caldas, técnico do Futebol Clube Pantanal SAF, antigo Portuguesa, a equipe sabe que tem potencial para ir mais longe na competição em 2025. Não falta garra e disposição por parte dos jogadores. O clube joga contra o Dourados às 20h deste sábado (18), no Estádio Jacques da Luz.
“A expectativa é positiva, é de ter o melhor estadual dos últimos anos. Acho que a fórmula de disputa, a evolução das equipes nos faz ter essa visão para 2025. Como Pantanal A gente quer fazer mais do que a gente fez no nosso primeiro estadual, ainda como Portuguesa. Se a gente foi terceiro colocado, ainda com uma estrutura aquém, sendo estreante na primeira divisão, a gente quer, a gente almeja as primeiras colocações. Chegar numa Copa do Brasil, chegar numa Série D, é o nosso grande objetivo. O clube está se estruturando, está se modernizando para isso, e é isso que a gente quer e tem trabalhado muito para acontecer com o Futebol Clube Pantanal.”
Glauber Caldas, técnico do Futebol Clube Pantanal SAF.